Uso de Imagem

O acervo museológico digitalizado do Museu Histórico Nacional (MHN) está acessível, em versão beta, para consulta e download de parte de seus itens.

As imagens identificadas com Domínio Público podem ser baixadas e divulgadas, desde que sejam sempre citadas a autoria das obras e a fonte. A reprodução deve ser também fidedigna à obra original. Ex: “Abordagem dos encouraçados Cabral e Lima Barros”: Edoardo De Martino (século XIX). Fonte: Museu Histórico Nacional/Ibram. Disponível neste link.

As imagens identificadas com Direitos Reservados não podem ser baixadas, mas apenas consultadas online.

Para fins comerciais e de publicação, o MHN segue a Instrução Normativa do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), que disciplina o requerimento e emissão de autorização de uso de imagem e de reprodução dos bens culturais e documentos que constituem o acervo de suas unidades museológicas. Consulte todas as informações.
Qualquer uso da imagem diverso do previsto configura desrespeito pela legislação, sendo passível de ação civil por parte do Ibram, além da possibilidade de revogação do ato.

Os metadados de todos os itens disponíveis no Acervo MHN estão em Domínio Público.

Caso haja interesse em pesquisa in loco, a visita de pesquisadores deve ser agendada por telefone ou e-mail com a área de interesse. Consulte o item Acervo no menu para mais informações.