Encouraçado (fragmento): chapa
Número de registro
5656
Descrição
Chapa de blindagem em ferro forjado de forma retangular plana. Uma marca de tiro de canhão na extremidade superior e outra centralizada na parte inferior. Consta que pertenceu ao monitor Alagoas.
Denominação
Encouraçado (fragmento): chapa
Técnica
Material
Forma de aquisição
Fonte de aquisição
Referência de aquisição
Não identificada
Data de produção
[186-]
Termos de indexação
ARSENAL DE MARINHA | GUERRA DA TRÍPLICE ALIANÇA | GUERRA DO PARAGUAI | MONITOR ALAGOAS | SEGUNDO REINADO | TRANSPORTE MARÍTIMO
Altura (cm)
83,00
Largura (cm)
10,10
Comprimento (cm)
45,30
Observações
Consta que pertenceu ao monitor Alagoas. Este navio era classificado como monitor-encouraçado, ou seja, uma embarcação com fundo chato, de pequeno calado, e com seu armamento principal colocado em torre giratória. Foi construído no Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro, de acordo com o projeto de Napoleão Level e Carlos Bracannot (que desenhou a máquina motriz). Sua construção, do batimento de quilha até o lançamento ao mar, levou menos de 11 meses.
Este navio destacou-se nas passagens de Curupaiti e Humaitá.
Os dados construtivos do Alagoas eram os seguintes:
Comprimento: 36,50 metros
Boca: 8,54 metros
Máquina: 30 hp
Deslocamento: 342 toneladas
Era armado com um canhão raiado Whitworth de 70 libras.
Referências expográficas
Referências bibliográficas
CASTRO, Adler; ANDRADA, Ruth Beatriz. O pátio Epitácio Pessoa: seu histórico e acervo. Rio de Janeiro: MHN, 1992. | Catálogo "Pátio Epitácio Pessoa: entre pedras, canhões e arcadas". Rio de Janeiro: Museu Histórico Nacional, 2021.
Autoria das fotos
Jaime Acioli