Estojo de arma
Número de registro
13576
Descrição
Estojo de forma retangular com tampa, marchetaria em forma de estrela e figuras geométricas, com fechadura e pés de latão em forma de patas de animais. O interior é revestido com veludo verde.
Denominação
Estojo de arma
Autor
Faz conjunto ou par com produção
Denominação
Carregador de cartucho
Denominação
Revólver (modelo de estudo)
Denominação
Medidor de pólvora
Denominação
Cartucho
Denominação
Cartucho
Denominação
Cartucho
Denominação
Cartucho (modelo de estudo)
Denominação
Tarugo
Denominação
Tarugo
Denominação
Tarugo
Denominação
Tarugo
Denominação
Escova de limpeza (arma)
Técnica
Material
fibra vegetal | latão | madeira | veludo
Local de produção
Data de produção
19--
Termos de indexação
ARSENAL DE GUERRA | EXERCITO BRASILEIRO | EXPOSIÇÃO NACIONAL DE 1908 | REGO BARROS | REPÚBLICA
Altura (cm)
11,70
Largura (cm)
28,00
Comprimento (cm)
58,00
Observações
Lista datilografada (EM ANEXO) presente na tampa: "Legenda / 1 Apparelho de aço systema Rego Barros para manipulação e carregamento dos cartuchos de tiro reduzido do fuzil Mauser de calibre 7 m/m, modelo brasileiro de 1895. / Accessorios pertencentes ao apparelho: / a) Colher grande de ferro para derreter chumbo. [ausente, 10/10/86] / b) Colher pequena de ferro para fundir as balas. [ausente, 10/10/86] / c) Raspador de aço para limpar o interior dos estojos e o alojamento da bala. [ausente, 10/10/86] / d) Medidor de latão para as cargas de pólvora. / e) Estojos de latão, estando um d'elles seccionado. / 2 Tapas ou cobre-miras para clavinas do systema Mauser de calibre 7 m/m regulamentares. / 3 Tapas ou cobre-miras para fuzis Mauser do calibre 7m/m regulamentares. / 4 Accessorios de aço para a montagem e desmontagem de diversas armas (Spencer-Coimblain-Minié-e Mannlicher, modelo allemão de 1888). / 5 Revólver de percussão central, de calibre 10,7, com cylindro ou tambor para seis cartuchos, com as camadas iguais as dos revólveres Nagant e clavinas Winchester, regulamentares". Com numeração correspondente à que esta acima em plaquinhas de latão em nichos no estojo.
Segundo informações no dossiê, o veludo verde foi colocado em 1986 e a lista foi substituída no mesmo ano. É possível que, originalmente, os itens com número de registro 6912, 6913, 6914, 6915, 6916 e 6917 também fizessem parte do conjunto.