nome indígena: litxokô. peça representando figura feminina sentada, de padrão moderno, supostamente segurando uma peneira no colo. cabelos compridos em preto, tendo uma proeminência na parte superior. olhos e boca estilizados, com traços retos, tendo sob os olhos círculos em preto. tronco reto, seios e abdômen marcados, braços rígidos e pernas curtas. ornamentação da figura com desenhos geométricos semelhantes àqueles usados na pintura corporal tradicional, na cor preta. toda arte figurativa karajá, antigamente, era brinquedo de criança; hoje, no entanto, é objeto de comércio, representando importante fonte de renda. fabricado pelas mulheres do povo indígena karajá (família linguística karajá, tronco linguístico macro-jê). ref. bibliográfica: fenelon, heloisa. o realismo na arte karajá. anais da iii reunião brasileira de antropologia, recife, 1959. ________. a arte e o artista na sociedade karajá. funai/dgpc/dep, brasília, 1978. oliveira, mayara manhães. representações sobre os índios no museu histórico nacional: percurso da coleção tsiipré. trabalho de conclusão do curso de bacharelado em museologia, unirio, 2013. não publicado. alguns campos foram corrigidos com base nas informações fornecidas pelo próprio doador à estagiária curricular mayara manhães de oliveira (06/05 a 13/08/2013). possui negativo no arquivo permanente, cartela n? 2, foto de antonio josé moura calino.