Colubrina
Número de registro
15893
Descrição
Cascavel retirado. Na culatra, a inscrição "CA 19 Rl 70". Na faixa alta da culatra, a inscrição "IACOBVS ROCCA FECIT GENVA 1714". Com brasão português no primeiro reforço inserido em um troféu de armas e com figura mitológica (Deus do vento?) na parte superior. Inscrito no munhão esquerdo o número "12". Golfinhos pisciformes. A peça não tem segundo reforço.
Uso terrestre. Material bronze, cal. 83,4 mm (4 lb), Comp. total 267 cm, Larg. 39 cm, comp. 259 cm, Calibres 30.
Denominação
Colubrina
Autor
Técnica
Material
Forma de aquisição
Fonte de aquisição
Referência de aquisição
Processo 11/1935
Local de produção
Classe
Data de produção
1714
Termos de indexação
EXÉRCITO PORTUGUÊS | FORTE DE TABATINGA | GUERRA DA RESTAURAÇÃO | ITÁLIA | JOSÉ CARLOS DE CARVALHO
Largura (cm)
39,00
Comprimento (cm)
267,00
Observações
Esta colubrina, fundida por ordem de D. João V em Gênova, pode ser considerada uma das evidências dos problemas que o governo português vinha encontrando para equipar suas forças armadas com armamentos produzidos em seu país, problema que vinha ocorrendo desde a Guerra da Restauração de 1640. Desde aquele momento, Portugal dependia cada vez mais da importação de armamentos pesados para o fornecimento de seus exércitos, assim, em 1694, por exemplo, este país foi o maior importador individual de canhões de ferro feitos na Suécia.
Esta colubrina foi recolhida no Forte de Tabatinga pelo Almirante José Carlos de Carvalho, que retirou o cascavel para utilizá-lo como escultura, devido a sua forma de cabeça de guerreiro. Em 1935, foi permutado com o Ministério da Guerra e incorporado ao acervo do MHN.
Fabricação: fundidor Iacobus (Giacomo) Rocca (Nasceu em 1650, trabalhou a maior parte de sua vida em Gênova, porém com um período de atividade em Turim, em 1698. Ainda estava vivo em 1724 ).
A cascavel retirada encontra-se na reserva técnica sob o mesmo número de registro da colubrina, localização: RT1-AD56-D-P6.
Referências expográficas
Referências bibliográficas
BARROSO, Gustavo Dodt. Inventário da Coleção de armaria. Rio de Janeiro: Museu Histórico Nacional, 1939. | CASTRO, Adler; ANDRADA, Ruth Beatriz. O pátio Epitácio Pessoa: seu histórico e acervo. Rio de Janeiro: MHN, 1992. | Catálogo "Pátio Epitácio Pessoa: entre pedras, canhões e arcadas". Rio de Janeiro: Museu Histórico Nacional, 2021. | CIPOLLA, Carlo M. Guns Sails and Empires: technological innovation and the early phases of European Expansion, 1400-1700. Manhattan: Sunflower University Press, 1988. | MUSEU HISTÓRICO NACIONAL. Inventário Geral. Rio de Janeiro: Museu Histórico Nacional, 1990.
Autoria das fotos
Jaime Acioli