Canhão
Número de registro
15899
Descrição
Culatra com os números de peso "25-2-11". Faixa alta da culatra com a inscrição "LXA ARCENAL REAL DO EXERCITO 1797". No primeiro reforço, o brasão português, o nome "MARIA I" e as letras "L3". Golfinhos estilizados em forma de onda. No munhão direito o número "4".
Uso terrestre. Material bronze, cal. 155 mm (28 lb), Comp. total 263 cm, Larg. 64 cm, comp. 243 cm, Calibres 15.
Denominação
Canhão
Autor
Técnica
Material
Forma de aquisição
Fonte de aquisição
Referência de aquisição
Processo 24/1927
Local de produção
Classe
Data de produção
1797
Termos de indexação
ARMAS | ARSENAL DO EXÉRCITO DE LISBOA | D MARIA I | DIVISÃO AUXILIADORA | EXÉRCITO PORTUGUÊS
Largura (cm)
64,00
Comprimento (cm)
263,00
Observações
Canhão de grosso calibre (28 libras) fundido no Arsenal do Exército (Lisboa), já com alguns aperfeiçoamentos técnicos, porém sem todas as modificações introduzidas por sistema Gribeauval.
Observe-se, por exemplo, que seu peso (25 quintais, duas arrobas e quatro libras = 1158 kg) é bem menor que uma peça do mesmo calibre fundida 150 anos antes, como a de Matias Escartim (peça número 15906, peso 1767 kg). Isto mostra uma das facetas da evolução tecnológica ocorrida no período, pois se as peças apresentam dados estruturais bem semelhantes, elas não o são em seus detalhes construtivos.
Seu calibre e peso a colocam na categoria de peça de praça/peça de sítio, porém acreditamos que ela se destinasse especificamente aos trens de sítio, pois seu comprimento (15 calibres) é pequeno para fortalezas ou navios, podendo causar danos aos cascos das embarcações e canhoneiras dos fortes, enquanto seu peso é maior que a média das peças de campanha e menor que as de fortaleza.
Foi transferida do Museu Naval para o MHN em 1927.
Fabricação: manufatura Arsenal Real do Exército, Lisboa.
Referências expográficas
Referências bibliográficas
CASTRO, Adler; ANDRADA, Ruth Beatriz. O pátio Epitácio Pessoa: seu histórico e acervo. Rio de Janeiro: MHN, 1992. | Catálogo "Pátio Epitácio Pessoa: entre pedras, canhões e arcadas". Rio de Janeiro: Museu Histórico Nacional, 2021. | MUSEU HISTÓRICO NACIONAL. Inventário Geral. Rio de Janeiro: Museu Histórico Nacional, 1990.
Autoria das fotos
Jaime Acioli