Colar
Número de registro
52197
Descrição
O colar é uma larga gargantilha rígida de prata, metal amarelo (possivelmente latão) e doze cabochões ovais de lápis-lazúli. Sua forma ovalada segue linha decrescente do centro no colo à nuca. É formado por sete placas chatas levemente abauladas, repuxadas, articuladas entre si por sistema de charneiras (feita com chapa de latão) (H9mm x L7mm) e eixo (o mesmo fio retangular de latão, que contorna cada módulo). O centro do colar é o maior componente da peça. Uma faixa, contornada por fio retangular de latão de 2mm de espessura, que sugere uma fita lisa e brilhante, transpassa a superfície. Nesta, há três cabochões ovais de lápis-lazúli (visto de frente, da esquerda para a direita: H23mmx L11mm; H23mmx L11,5mm e H21mmx L10mm), cravados à inglesa (com as virolas também em latão, com 1mm de altura e largura). Outros três cabochões, aplicados sobre medalhões pingentes, articulados no contorno externo do centro do colar, estão decorados com fios liso e torcido. Embora a gema do pingente central seja a menor (H22mmx L14mm), sua moldura (9mm de largura), decorada com duas fileiras de fios torcidos e lisos intercalados, lhe dá destaque. De cada lado do centro do colar, vem sequência em tamanho decrescente de três placas, finalizadas por fecho tipo palheta (H22mm x L11mm). Ao centro do contorno externo de todas as placas da gargantilha, há recuo circular que contorna os medalhões (H34mm x L25mm), as gemas têm as seguintes dimensões; à esquerda, do fecho para o centro: H25mmx L11mm; H25mmx L9mm e H27mmx L12mm; à direita, do fecho para o centro: H24mmx L14mm; H23mmx L14mm e H24mmx L16mm; espessura das gemas 9mm), e recebe a articulação, em rasgos e aros retangulares (H10mm x L3mm), com os pingentes. Nas placas laterais, formas triangulares compõem desenho geométrico, que nos sugere uma sequência de montanhas estilizadas (referência aos Andes?). O efeito da composição é destacado pelo contraste entre as áreas cheias e as vazadas, textura em hachuras (feita com ferramenta em movimento constante, uma fresa, por exemplo), áreas lisas polidas, a cor branca e a amarela dos metais, e o azul das gemas.
Denominação
Colar
Técnica
cabochão | cravação | repuxo | texturização
Material
lápis lázuli | latão | prata
Forma de aquisição
Fonte de aquisição
Referência de aquisição
Processo 01468.000038/2002-28
Local de produção
Data de produção
[1974]
Termos de indexação
AMÁLIA LUCY GEISEL | AMÉRICA LATINA | AUGUSTO PINOCHET | CHILE | DITADURA MILITAR | ERNESTO GEISEL | JOALHERIA ARTESANAL | PRESIDENTE DA REPÚBLICA
Largura (cm)
17,00
Comprimento (cm)
22,00
Peso (g)
255
Observações
Colar presenteado para Amália Lucy Geisel por Augusto Pinochet, em março 1974, na posse de seu pai à presidência da República do Brasil.
Não há marcação de contraste ou qualquer outra marcação.
Peça volumosa e pesada; pela montagem, acabamento de superfície e acabamento da montagem sugere trabalho artesanal. A fixação dos sistemas de articulação é visível no interior da peça; virolas das gemas soldadas na base do metal, mas as extremidades do fio da virola não estão soldadas entre si; o acabamento da montagem tem precisão e refinamento distintos do aplicado em joias com materiais mais caros.
Autoria das fotos
Irina Aragão