Pintura histórica
Número de registro
6216
Descrição
Cena de batalha naval. Em primeiro plano, à esquerda, morro com terra avermelhada com vários homens em combate, tendo ao lado mortos e feridos, e outros no mar aproximando-se da margem. No alto do morro, grupo de soldados hasteando bandeira do Paraguai nas cores vermelha, azul e branca. Ao centro, grande embarcação mista, ao largo, com casco negro, três mastros e chaminé central, bandeira brasileira hasteada. Grupos de soldados encontra-se no cesto de gávea e outros no convés em combate. Ao seu lado esquerdo, barco adornado com bandeira paraguaia, atirando contra a embarcação acima citada. Alguns homens jogam-se ao mar e, perto destes, escaler na água com soldados. À direita, embarcação com proa à frente com bandeira brasileira hasteada. No convés, vários soldados movimentam-se. Chaminé expelindo grande quantidade de fumaça marrom e grandes nuvens brancas retratando tirando. Ao fundo, à direita, algumas embarcações e grande quantidade de fumaça branca. Assinatura do autor e datação no canto inferior esquerdo: "E. De Martino/Fecit, 1870". Moldura em madeira dourada, na parte inferior, ao centro, cartela com a inscrição: "COMBATE NAVAL DO RIACHUELO/II DE JUNHO DE 1865".
Denominação
Pintura histórica
Título
Combate naval do Riachuelo
Autor
Técnica
Forma de aquisição
Fonte de aquisição
Referência de aquisição
Processo 24/1927
Local de produção
Data de produção
1870
Termos de indexação
ALMIRANTE BARROSO | ALMIRANTE GOMENSORO | COMBATE NAVAL DO RIACHUELO | FRAGATA AMAZONAS | FRAGATA JEQUITINHONHA | GUERRA DO PARAGUAI
Altura (cm)
172,50
Largura (cm)
257,00
Exposições
Referências expográficas
Exposição "Paisagens da Guerra - A pintura de E. de Martino", Museu Histórico Nacional, 15 de março a 29 de junho de 2018 | Exposição “Coleções em diálogo: Museu Histórico Nacional e Pinacoteca de São Paulo”, Pinacoteca de São Paulo/SP, 06 de outubro de 2018 a 28 de janeiro de 2019.