Cartela
Número de registro
6298
Descrição
Cartela em formato retangular horizontalizado, em granito, com chumbamento em bronze, centralizado, do ano: "1822".
Denominação
Cartela
Técnica
Forma de aquisição
Fonte de aquisição
Referência de aquisição
Catálogo Geral do Museu Histórico Nacional (1924)
Local de produção
Data de produção
1822
Termos de indexação
APRENDIZES MENORES | ARSENAL DE GUERRA | CASA DO TREM | MUSEU HISTÓRICO NACIONAL | PRIMEIRO REINADO | RIO DE JANEIRO
Altura (cm)
34,00
Largura (cm)
25,50
Comprimento (cm)
89,00
Observações
Placa que, aparentemente, marca a obra iniciada nos fundos da Casa do Trem, no Arsenal de Guerra do Rio de Janeiro, com o intuito de substituir os quartéis de artilharia e do "Regimento Velho", que ali existiam desde meados do século XVIII.
Em 1835, este quartel, de um pavimento apenas, foi demolido, dando lugar aos prédios do quartel dos Aprendizes Menores, sendo essas construções incorporadas ao núcleo do Arsenal de Guerra, em 1865.
Referências expográficas
Referências bibliográficas
CASTRO, Adler; ANDRADA, Ruth Beatriz. O pátio Epitácio Pessoa: seu histórico e acervo. Rio de Janeiro: MHN, 1992. | Catálogo "Pátio Epitácio Pessoa: entre pedras, canhões e arcadas". Rio de Janeiro: Museu Histórico Nacional, 2021. | CONDE DA LAGE. Relatório apresentado à Assembléia Geral Legislativa na sessão ordinária de 1840 pelo ministro secretário de Estado dos Negócios da Guerra. Rio de Janeiro: Typographia Nacional, 1840. | ENDER, Thomas. Arredores do Arsenal de Guerra da Corte - Hospital da Misericórdia e Igreja de Nossa Senhora do Bonsucesso. | FUNCK, Jacques. Projeto para acrescentar o Arcenal do Trem da Cidade do Rio de Janeiro feito em 1770... . Rio de Janeiro: Biblioteca Nacional, 1770. | PARANAGUÁ, João Lustoza da Cunha. Relatório apresentado à Assembléia Geral Legislativa... pelo ministro secretário de Estado dos Negócios da Guerra. Rio de Janeiro: Typographia Nacional, 1867. | WINZ, Antonio Pimentel. História da Casa do Trem. Rio de Janeiro: Museu Histórico Nacional, 1962.
Autoria das fotos
Jaime Acioli