Broquel (réplica)
Número de registro
5
Descrição
Tipo de escudo, forjado em aço, com 22 rebites de latão, de formato circular. Gravado com motivos mitológicos e fitomórficos. Ao centro, uma bossa em esporão, com forma de uma flor, gravada com motivos fitomórficos. Esta bossa está presa ao escudo por um parafuso com um calço de madeira retangular. Na orla interior do disco há uma alça para pendura a peça.
Denominação
Broquel (réplica)
Título
Broquel (réplica)
Forma de aquisição
Fonte de aquisição
Referência de aquisição
Processo 19/1927
Local de produção
Data de produção
[19--]
Termos de indexação
Altura (cm)
15
Largura (cm)
56
Revisado?
Sim
Autorização de uso
Fonte revisada
Sim
Imagem em altíssima resolução?
Observações
Peça reproduzindo escudo do final do século XV ou começo do XVI, de estilo semelhante a peças do gênero da Península Ibérica. Provavelmente é uma réplica feita no século XIX. (informação retirada de ficha anterior)
Broquel é um tipo intermediário entre o escudo (grande) e a rodela (pequeno).
Broquel (em inglês buckler) - pequeno escudo usado principalmente entre os séculos XIII e XVII para o combate a pé. Normalmente redondo, tinha uma faixa central onde o usuário podia segurá-lo com uma mão. Tinha a borda reforçada e, às vezes, um espigão central destinado a prender ou quebrar a lâmina do adversário. Esta arma foi muito usada na Península Ibérica no século XVI quando o "Gran Capitán" Gonçalo de Córdova tentou reintroduzir técnicas de combate romanas. Essa réplica foi feita no século XIX baseada num modelo do século XVI, porém isto não pode ser comprovado com os conhecimentos disponíveis no momento.