Busto
Número de registro
6115
Descrição
Busto de figura masculina frontalizada, fardada, sobre base. Assinado e datado na parte inferior direita à frente da peça: "JEAN MAGROU / STATUE / PARIS 1910"
Denominação
Busto
Título
Marechal Hermes da Fonseca
Autor
Forma de aquisição
Fonte de aquisição
Referência de aquisição
15/1924
Local de produção
Data de produção
1910
Termos de indexação
BRASIL REPÚBLICA | MARECHAL HERMES DA FONSECA | POLÍTICA DAS SALVAÇÕES | PRESIDENTE DA REPÚBLICA
Altura (cm)
60,00
Largura (cm)
54,00
Observações
Informações retiradas de fichas anteriores: data de entrada no Museu: 14-1-26; busto em terracota do escultor J. Magrou e por este oferecido à família.
Oficial cuja carreira iniciou-se no Exército Imperial, o Marechal Hermes Rodrigues da Fonseca (1855 - 1923) cumpriu diversas comissões militares de importância. Em 15 de novembro perfilava-se ao lado dos republicanos. Após atribulada carreira que incluiu inclusive um período em prisão disciplinar, foi indicado como Ministro da Guerra do governo Afonso Pena. Indicado por Pinheiro Machado candidato à sucessão presidencial, concorreu contra Rui Barbosa. Eleito, realizou um governo submetido à toda espécie de críticas, até o final do seu quadriênio, em 1914. Este busto é de autoria de um artista francês que trabalhou em Paris entre o último quartel do século XIX e o primeiro do século XX. Muito embora tenha sido agraciado com alguns prêmios e com a Legião de Honra, no grau de cavaleiro, Magrou mais se distinguiu por sua atuação na organização dos salões de arte e como membro do júri do que propriamente por sua produção artística.