Pintura documental
Número de registro
3671
Descrição
No primeiro plano, ao centro casal de negros dançando descalços, ele com o torso nu, calção branco e faixa azulada na cintura; ela com pano branco na cabeça, vestido da mesma cor, argolas nas orelhas e colar. Atrás deles, duas mulheres negras sentadas no chão, a da esquerda jovem e a da direita idosa com cachimbo na boca. À esquerda, sobre a esteira, duas mulheres negras, uma das quais segura criança branca, nas proximidades, duas crianças negras, uma nua de pé e a outra vestida sentada no chão. À direita, homens em pé e sentados de costas e de frente, tocando instrumentos musicais; mais distante, silhueta de de homem a cavalo. No segundo plano, à esquerda, duas mulheres brancas de pé com chapéu emplumado na cabeça. Atrás deste grupo, detalhe de casa avarandada, com três colunas cilíndricas visíveis. Ao lado dela, no centro, enorme árvore cuja copa ocupa parte superior. No fundo, à direita, detalhe de morro, árvores distantes e duas palmeiras. À direita, continuação do morro, construção rústica, palmeiras e espécies de roda de carroça. Na extremidade direita três palmeiras. Ao longe, silhueta tortuosa de rio, vegetação e horizonte. Céu em tons róseos e azuis.
Denominação
Pintura documental
Título
Domingo de festa na fazenda
Autor
Técnica
Forma de aquisição
Fonte de aquisição
Referência de aquisição
Processo 2/1942
Local de produção
Data de produção
192-
Termos de indexação
ARQUITETURA CIVIL | ARQUITETURA COLONIAL | ÁUSTRIA | BRASIL COLÔNIA | DIÁSPORA AFRICANA | DOMINGO | ESCRAVIDÃO | FESTA COLONIAL | LAZER | LIBERDADE | MATERNIDADE | MULHERES | NEGROS | PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL | TRABALHO | VIOLÊNCIA
Altura (cm)
88,00
Largura (cm)
66,00
Observações
Flávia Figueiredo (2022, p. 251) assim descreve a trajetória do pintor Hans Nöbauer: "nasceu no ano de 1893, em Viena, onde diplomou-se pela Escola de Belas Artes, antes de participar da Primeira Guerra Mundial como oficial de reserva da cavalaria. Em 1921 chegou ao Brasil em missão do governo austríaco de reconhecimento e pesquisa da fauna e flora brasileira, instalando-se no Rio de Janeiro. O acervo do MHN possui uma série de pinturas do artista que tem como tema a arquitetura colonial."
Para Figueiredo (2022), a cena de destaque da obra é a mulher sentada sobre pano no chão, segurando uma criança branca, o que remete à figura da ama de leite. A autora questiona a pretensa liberdade sugerida pela tela em momento de descontração. Afinal, as mulheres escravizadas não tinham pleno direito à maternidade de seus próprios filhos, além de terem seus corpos violados e explorados.
O título da obra constante de seu processo de aquisição é "Festa colonial".
Referências expográficas
Exposição de longa duração "Entre mundos", Museu Histórico Nacional, 2010
Referências bibliográficas
FIGUEIREDO, Flávia. Domingo de festa na fazenda: liberdade? Possíveis olhares. In: "Histórias do Brasil: 100 objetos do Museu Histórico Nacional (1922-2022)". Rio de Janeiro: MHN, 2022. p. 249-253. | MACHADO, Maria Helena P. T. Mulher, corpo e maternidade. In: "Dicionário da escravidão e liberdade: 50 textos críticos". SCHWARCZ, Lilia; GOMES, Flávio (org.). São Paulo: Companhia das Letras, 2018. | SCHWARCZ, Lilia Moritz; GOMES, Flávio dos Santos (org.). "Dicionário da escravidão e liberdade: 50 textos críticos". São Paulo: Companhia das Letras, 2018. | TELLES, Lorena Féres da Silva. Amas de leite. In: "Dicionário da escravidão e liberdade: 50 textos críticos". SCHWARCZ, Lilia; GOMES, Flávio (org.). São Paulo: Companhia das Letras, 2018.
Autoria das fotos
Jaime Acioli; Google