Retrato (pintura)
Número de registro
267
Descrição
Em primeiro plano, ao centro da tela, retrato de Tiradentes de pé, corpo inteiro, perna direita à frente, rosto voltado para a direita, olhar para cima. Cabelos longos presos para trás formando um rabicho. Traja farda de cavalaria do século XVIII composta de camisa branca com gola jabor, colete vermelho, casaca azul com dragonas cor de prata, faixa envolvendo a cintura. Calça amarelada com botas de canhão na cor preta, com esporas, meias brancas altas entre as botas e o calção. Mão direita estendida ao longo do corpo carregando chapéu armado, mão esquerda ligeiramente flexionada e pousada na espada, tendo ao lado pasta com o monograma de Dona Maria I sob coroa real portuguesa. Ao fundo, à direita, dois cavalos alimentam-se, estando um montado por soldado com uniforme vermelho, azul e branco. Recortes das montanhas do Itacolomi, vegetação e céu azul com nuvens cinzas complementam a cena. Na parte inferior da tela, faixa na cor branca com a inscrição: "Alferes Joaquim José da Silva Xavier. O 'Tiradentes'". Assinatura do autor e datação no canto inferior esquerdo: "J. W. R. 1940". Moldura em madeira dourada.
Denominação
Retrato (pintura)
Título
Alferes Joaquim José da Silva Xavier. "O Tiradentes"
Autor
Técnica
Forma de aquisição
Fonte de aquisição
Referência de aquisição
Não Identificada
Local de produção
Data de produção
1940
Termos de indexação
BRASIL COLÔNIA | BRASIL REPÚBLICA | CENTENÁRIOS PORTUGUESES | D MARIA I | GETÚLIO VARGAS | GUSTAVO BARROSO | INCONFIDÊNCIA MINEIRA | INDEPENDÊNCIA DO BRASIL | JOAQUIM JOSÉ DA SILVA XAVIER | MINAS GERAIS | PICO DO ITACOLOMI | SALAZAR | TIRADENTES
Altura (cm)
156,00
Largura (cm)
198,00
Observações
Maraliz Christo (2022, p. 361) aponta uma inovação na tela de Wasth Rodrigues ao representar Tiradentes como homem jovem, de corpo inteiro, uniformizado como alferes da Segunda Companhia de Dragões de Minas por oposição a sua habitual representação iconográfica como homem velho, condenado, esquartejado, preso, um misto de herói cívico e mártir cristão.
Esta tela foi encomendada a Wasth Rodrigues por Gustavo Barroso, diretor do MHN, em 1940. Barroso considerava as imagens anteriores de Tiradentes fantasiosas, sendo mais verossímil representar o herói como alferes (CHRISTO, p. 362). A compra da tela foi motivada pela participação do Brasil na exposição das comemorações dos "Centenários Portugueses" (1940), em Lisboa, com o "Pavilhão do Mundo Português" e o "Pavilhão do Brasil Independente", organizados por Gustavo Barroso por nomeação de Getúlio Vargas.
Referências expográficas
Referências bibliográficas
BARROSO, Gustavo. Os retratos de Tiradentes. In: "O Cruzeiro", 23/04/1955. | CHRISTO, Maraliz. "Pintura, história e heróis: Pedro Américo e 'Tiradentes esquartejado'". Tese de Doutorado em História, Unicamp. Campinas, 2005. | CHRISTO, Maraliz. Quadro do Alferes Tiradentes. In: "Histórias do Brasil: 100 objetos do Museu Histórico Nacional (1922-2022)". Rio de Janeiro: MHN, 2022. p. 360-363. | CHRISTO, Maraliz. Tiradentes: o dilema dos irmãos Aurélio de Figueiredo e Pedro Américo. In: "Coleções em diálogo...". São Paulo: Pinacoteca de São Paulo, 2018. | MAGALHÃES, Aline Montenegro. "Colecionando relíquias... um estudo sobre a Inspetoria de Monumentos Nacionais – 1934-1937". Dissertação de Mestrado, PPGHIS da UFRJ. Rio de Janeiro, 2004. | MAGALHÃES, Aline Montenegro. "Culto da saudade na casa do Brasil. Gustavo Barroso e o Museu Histórico Nacional". Fortaleza: Museu do Ceará, 2006.
Autoria das fotos
Jaime Acioli