Cetro de Congada
Número de registro
357
Descrição
Cetro em forma cilíndrica, em duas partes atarraxadas. Sem decoração. Parte superior com terminação em anel e forma de pião, semelhante à parte inferior. Na parte central, anel mais largo e saliente formando o ponto junção das duas partes do cetro.
Denominação
Cetro de Congada
Faz conjunto ou par com produção
Denominação
Coroa de Congada
Técnica
Material
Local de produção
Data de produção
[18--]
Termos de indexação
CONGADA | DIÁSPORA AFRICANA | IGREJA DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO DOS HOMENS PRETOS | MARIA SARA DE ALMEIDA BATISTA | MINAS GERAIS | NEGROS | OURO PRETO | REISADO DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO DOS PRETOS | SINCRETISMO RELIGIOSO
Comprimento (cm)
45,20
Diâmetro (cm)
14,00
Observações
De acordo com a "Enciclopédia e Dicionário Internacional Delta Larousse", a Congada é um folguedo próprio dos negros com que em Sergipe, principalmente, é festejado o Dia de Reis. Vários indivíduos vestidos de reis e príncipes, munidos de espadas, fazem guarda de honra a três rainhas negras que vão ao centro acompanhando a procissão de São Benedito e Nossa Senhora do Rosário, e são protegidas pela guarda de honra contra dois ou cinco do grupo que forceja por tirar suas coroas. Com música por vários instrumentos e coreografia agitada nas cenas de disputa, a Congada é um misto de tradição e costumes africanos com elementos de origem luso-espanhola. Origem possivelmente brasileira.
A fonte de aquisição desta peça teria sido Odorico Neves, da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos de Ouro
Preto, e Gustavo Barroso.
Referências expográficas
Exposição de longa duração "Entre mundos", Museu Histórico Nacional, 2010 | Exposição de longa duração do MHN "Portugueses no mundo"
Referências bibliográficas
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Autoria das fotos
Jaime Acioli