Retrato (pintura)
Número de registro
3489
Descrição
Retrato de homem sobre fundo escuro, a meio corpo, voltado para a esquerda, olhando para frente. Cabeleira branca empoada com rabicho negro para trás. Sobrancelhas arqueadas, olhos azuis, lábios rosados, rosto esbranquiçado com faces coradas. Traja farda vermelha com botões dourados. Ao peito, reserva retangular com ramagens (galões dourados). Gola e punhos rendados na cor branca. Braço direito flexionado, mão ao peito sob colete (?). Braço esquerdo flexionado, carregando bastão dourado. No dedo, grande anel. Moldura em madeira dourada, estilo barroco, tendo na parte inferior escudo com as armas do Vice-Rei Dom Luís de Vasconcelos.
Denominação
Retrato (pintura)
Título
D. Luís de Vasconcelos e Sousa
Técnica
Forma de aquisição
Fonte de aquisição
Referência de aquisição
Processo 2/1939
Local de produção
Data de produção
[178-]
Termos de indexação
BRASIL COLÔNIA | CASA DOS PÁSSAROS | CONDE DE FIGUEIRÓ | CONDE DE OEIRAS | D MARIA I | IGREJA DE NOSSA SENHORA DO PARTO | ILUMINISMO | INDUMENTÁRIA MASCULINA | LAGOA DO BOQUEIRÃO | LARGO DO CARMO | LUÍS DE VASCONCELOS E SOUSA | PASSEIO PÚBLICO | REAL FÁBRICA DE PORCELANA DO RATO | VICE-REI DO BRASIL | VICE-REIS
Altura (cm)
88,20
Largura (cm)
65,70
Observações
Luís de Vasconcelos e Sousa: segundo filho da casa dos condes e depois marqueses de Castelo Melhor. Formado bacharel em Cânones em Coimbra, foi desembargador da Relação do Porto, da Casa de Suplicação e do Desembargo do Paço, e membro do Conselho de Estado. Vice-Rei do Brasil de 1779 a 1790. Recebe o título de Conde de Figueiró por seus serviços prestados à coroa ao retornar a Portugal.
Sua atuação como Vice-Rei do Brasil destacou-se pelas reformas urbanas no Rio de Janeiro. O Largo do Carmo (atual Praça XV), local então de residência dos governantes, foi remodelado e calçado em 1789 a partir do projeto do engenheiro sueco Jacques Funk. Próximo dali, foram construídos o cais à beira mar e o chafariz de autoria de Mestre Valentim, que servia aos moradores da cidade e à aguada das embarcações. Já a Lagoa do Boqueirão, vizinha ao Aqueduto da Lapa, viu-se aterrada para a construção de um inédito Passeio Público.
Ilustrado, Vasconcelos e Sousa cria em 1784 a Casa dos Pássaros, um entreposto de coleta de espécimes naturais da América portuguesa para envio a Lisboa, com fins de estudo de história natural. Incentivou a expedição botânica pela capitania do Rio de Janeiro de Frei Veloso (1783-1790) e apoiou a fundação da Sociedade Literária do Rio de Janeiro (1786).
Segundo relato de Arthur Philip (apud Ferrez, 1985), quando de sua participação na cerimônia de comemoração do aniversário do príncipe herdeiro de Portugal no Rio de Janeiro, em 1787, "o vice-rei trajava uma túnica escarlate guarnecida de largos e ricos galões dourados.” Para Maria Fernanda Bicalho (2022), a túnica em que o Vice-Rei é retratado nesta pintura pode ter sido a mesma descrita pelo capitão inglês, o que chama atenção, porém, é o anel com a imagem de D. Maria I na mão esquerda de Luís de Vasconcelos e Sousa, denotando seu compromisso, sua vassalagem e sua fidelidade à soberana. A historiadora levanta a hipótese de que tal anel poderia ter sido encomendado pelo vice-rei à obra de João Figueiredo que, em 1782, gravou o retrato da rainha para os camafeus de porcelana produzidos na Real Fábrica de Porcelana do Rato, em Lisboa, por Bartolomeu da Costa. No entanto, se o anel representado já tivesse aportado com o Vice-Rei no Brasil, a hipótese acima seria invalidada.
Referências expográficas
Exposição "Tão importante, tão esquecido: o bairro da Misericórdia", Museu Histórico Nacional/RJ, outubro de 2015 a março de 2016 | Exposição “Bicentenário da Missão Artística Francesa”, Museu Nacional de Belas Artes/RJ, 14 de dezembro de 2016 a 12 de março de 2017. | Exposição “Coleções em diálogo: Museu Histórico Nacional e Pinacoteca de São Paulo”, Pinacoteca de São Paulo/SP, 06 de outubro de 2018 a 28 de janeiro de 2019. | Exposição de longa duração do MHN "Portugueses no mundo"
Referências bibliográficas
BICALHO, Maria Fernanda. Retrato de D. Luís de Vasconcelos. In: "Histórias do Brasil: 100 objetos do Museu Histórico Nacional (1922-2022)". Rio de Janeiro: MHN, 2022. p. 90-95. | Catálogo da exposição "Tão importante, tão esquecido: o bairro da Misericórdia". Rio de Janeiro : Museu Histórico Nacional, 2016 | COLLECÇÃO de memorias, relativas às vidas dos pintores, (...) por Cyrillo Volkmar Machado, pintor ao serviço de S. Magestade, o Senhor D. João VI. Lisboa: Victorino Rodrigues da Silva, 1823. | FERREZ, Gilberto. "O Paço da cidade do Rio de Janeiro". Rio de Janeiro: Fundação Nacional Pró-Memória, 1985. | LARA, Silvia H. "Fragmentos setecentistas: escravidão, cultura e poder na América portuguesa". São Paulo: Cia. das Letras, 2007. | PEÇANHA, José. A porcelana em Portugal. In: "Terra portuguesa: Revista ilustrada de arqueologia artística e etnográfica", n. 31- 32, janeiro 1922. | PESSÔA, José. Lisboa pombalina e o Rio de Janeiro... . In: ARAÚJO, A. C. et al. (org.). "O terramoto de 1755: impactos históricos". Lisboa: Livros Horizonte, 2007.
Autoria das fotos
Jaime Acioli