Busto
Número de registro
5794
Descrição
Busto em bronze de figura masculina, ligeiramente em 3/4. Rosto aparenta meia idade, marcas e rugas de expressão, cabelo penteado à direita, bigode. Porta fraque, gravata borboleta e faixa presidencial.
Denominação
Busto
Título
Epitácio Pessoa
Autor
Técnica
Material
Forma de aquisição
Fonte de aquisição
Referência de aquisição
Não identificada
Local de produção
Data de produção
1920
Termos de indexação
BRASIL REPÚBLICA | CENTENÁRIO DA INDEPENDÊNCIA | EPITÁCIO PESSOA | MUSEU HISTÓRICO NACIONAL | PRESIDENTE DA REPÚBLICA | PRIMEIRA REPÚBLICA
Altura (cm)
71,00
Largura (cm)
61,50
Observações
Este busto é de autoria de Rodolfo Pinto Couto, escultor português radicado no Brasil. Estudou em Lisboa e Paris, transferindo-se para o Brasil em 1909, onde foi participante ativo do Salão Nacional de Belas Artes, sendo premiado em 1913 e 1919. Parte significativa dos trabalhos desse artista é de encomendas feitas por órgãos e instituições oficiais para homenagear pessoas notáveis. O busto de Epitácio Pessoa, presidente do Brasil de 1919 a 1922, foi encomendado pelo Ministério da Agricultura.
Deve-se observar que este presidente foi o criador do Museu Histórico Nacional, sendo que, em sua homenagem, foi rebatizado o antigo "Pátio dos Menores" do antigo Arsenal de Guerra do Rio de Janeiro.
Referências expográficas
Referências bibliográficas
CASTRO, Adler; ANDRADA, Ruth Beatriz. O pátio Epitácio Pessoa: seu histórico e acervo. Rio de Janeiro: MHN, 1992. | Catálogo "Pátio Epitácio Pessoa: entre pedras, canhões e arcadas". Rio de Janeiro: Museu Histórico Nacional, 2021.
Autoria das fotos
Jaime Acioli