Cruz processional (réplica)
Número de registro
2
Descrição
Cruz de braços lisos terminando em formas rombudas assentada sobre forma cônica destina a encaixar na vara processional. Presentemente a parte inferior prende-se a um cone de madeira com base quadrada que serve como suporte.
Denominação
Cruz processional (réplica)
Técnica
Forma de aquisição
Fonte de aquisição
Referência de aquisição
Não identificada
Local de produção
Data de produção
1940
Termos de indexação
CRISTIANISMO | DESCOBRIMENTO DO BRASIL | IGREJA CATÓLICA | PRIMEIRA MISSA NO BRASIL
Altura (cm)
54,2
Largura (cm)
17,9
Revisado?
Sim
Autorização de uso
Fonte revisada
Sim
Imagem em altíssima resolução?
Observações
Medidas sem a base: 32,2 x 17,9 cm
Ccópia da que foi trazida por Frei Henrique Soares de Coimbra e diante da qual foi celebrada a primeira missa no brasil. A original pertenceu ao Cônego Aguiar Barreiros e se encontra no Museu Arquiepiscopal de Braga, Portugal. O franciscano Frei Henrique (1472-1532) acompanhou a frota de Pedro Álvares Cabral. Após sua permanência no Brasil, partiu com a armada para a Índia onde traçou os rumos da evangelização do Oriente. Em 1505, D. Manuel I, rei de Portugal, nomeou-o Bispo de Ceuta, no atual Marrocos. Em Portugal exerceu diversos cargos, inclusive o de Arcebispo de Lisboa
Reprodução mandada executar em 1940 por Augusto de Lima Júnior. A cruz processional é fixada na parte superior de uma vara e portada diante das procissões e outras cerimônias de caráter religioso.
Aparece foto de uma cruz processional (cópia) usada na Primeira Missa do Brasil rezada por Frei Henrique de Coimbra, em 1500, no álbum "Pavilhão do Brasil na Exposição Histórica do Mundo Português - 1940", xiste a possibilidade de que seja esta peça. Pode-se levantar a suposição de que esta cruz tenha sido mandada fazer, especialmente, por ocasião da citada exposição, já que não consta do livro "Exposição do Museu Histórico Nacional - Pavilhão do Mundo Português e Pavilhão do Brasil Independente", organizado por Gustavo Barroso em 1940, onde estão listadas as peças do Museu que participaram da exposição; vindo a fazer parte do acervo do MHN após o término da mesma.