Ostensório
Número de registro
1
Descrição
Peça tendo na parte superior visor duplo em vidro, circundado por cachos de uva, contornado por resplendor radiado circular encimado por cruz latina lisa. Repousa sobre sobre folhas de acanto que por sua vez repousam sobre fuste em balaústre canelado e com faixa em óvulos e folhagens. Base retangular decorada com motivos florais, tendo na face principal um triângulo sobre uma nuvem radiada, símbolo de Deus Pai e a inscrição "N° 2 294/8. [ileg]". Pés decorados com cachos de uva em relevo.
Denominação
Ostensório
Técnica
cinzelagem | fundição | martelamento | repuxo
Forma de aquisição
Fonte de aquisição
Referência de aquisição
Processo 7/1923
Local de produção
Data de produção
1768-1774
Termos de indexação
ARTE SACRA | IGREJA CATÓLICA | IGREJA DE SANTANA | PRATARIA | RIO DE JANEIRO
Altura (cm)
50,00
Comprimento (cm)
22,50
Observações
Peça utilizada para expor a hóstia consagrada à adoração dos fiéis. Marcado com o "A" de Paris (1768-1774), uma pequena marca mostrando a cabeça de ave de rapina voltada para a esquerda (1798 - decreto revolucionário do 15 vendémiaire ano V) e um "K" coroado, marca da cidade de Tours do título 958 referente a meados do século XVIII.
Consta ter pertencido à Igreja de Santana no Rio de Janeiro.
Em ficha do fichário giratório consta: "Ostensório de prata da antiga Igreja de Santana. Base quadrada. Prataria Império religiosa. Transferência da Casa da Moeda. Coleção Igreja de Sant"Ana"
No catálogo geral do Museu Histórico Nacional, da 1ª seção de 1924, na página 8, no item 11, consta "Custódia da antiga igreja de Sant"Ana. Procedência: Escola Nacional de Belas Artes"
No processo 7/23 consta que "2 (duas) custódias de prata, sendo uma dourada, estavam depositadas nos cofres da Tesouraria da Casa da Moeda e foram transferidas, juntamente com outras peças, para o Museu Histórico Nacional Ofício n.º 355 de 27/10/23 do MHN e ofício n.° 4935 de 12/11/87 da Casa da Moeda"