Travessa
Número de registro
242
Descrição
Peça de forma oval em porcelana branca decorada, nas bordas, com gregas azuis e douradas. No fundo paisagem em reserva oval. Na tampa duas reservas ovais acomodam duas paisagens. Borda lisa ornamentada com gregas azuis e douradas entre frisos. No fundo cena com cinco figuras orientais. Ao centro mulher sentada com mão elevada à altura da cabeça; a sua frente estão mesa, árvore e figura humana segurando espada. Lado esquerdo: homem apoiado em cavalo branco e criança sentada no chão. Lado direito: homem sentado com braço apoiado em elevação de pedra. Ao fundo rio, pedaço de terra, flores e montanhas. Tampa com a decoração da borda e as duas reservas ovais com as mesmas características da travessa.
Denominação
Travessa
Material
Forma de aquisição
Local de produção
Data de produção
[1801/1850]
Termos de indexação
BRASIL REINO | CENA CAMPESTRE | COMPANHIA DAS ÍNDIAS OCIDENTAIS | D JOÃO VI | DOM JOÃO VI | SERVIÇO DOS CORREIOS
Altura (cm)
13,00
Largura (cm)
30,70
Comprimento (cm)
37,50
Revisado?
Não
Autorização de uso
Observações
Esta peça está como terrina no catálogo da exposição "A carreira das Índias...".
Peça fabricada em Jingdezhen e decorada em Cantão (dados retirados do catálogo da exposição "A carreira das Índias...", baseado em pesquisa de Ricardo Jopert.
Os serviços dos Pavões, dos Galos e do Pastor já pertenciam à Casa Portuguesa antes da transmigração da Família Real. Os dos Correios e das Corças foram encomendados depois da chegada ao Brasil. Esta peça, como outras, é exemplo da chamada porcelana da Companhia das Índias, fabricada na China por encomenda e embarcada apenas nos navios das múltiplas "Companhias das Índias", empresas que faziam o intercâmbio comercial entre Oriente e Ocidente nos séculos XVII e XVIII, principalmente. A forma dessa travessa é européia. Sua decoração tem apenas detalhes europeus mas todo o tema é chinês, o que torna o Serviço dos Correios um raro exemple de intercâmbio cultural Ocidente-Oriente.
A longevidade é representada pelo pinheiro retorcido, enquanto uma bela jovem contempla-se num espelho. As duas figuras masculinas, representando o velho e o moço, formam opostos em equilíbrio. O nome desse serviço foi tirado da figura apoiada num cavalo em que alforjes podem ser vistos: seria um mensageiro (informações tiradas de fichas anteriores)