Canhão
Número de registro
15883
Descrição
Cascavel com furo central para colocação de aparelho elevatório, culatra com furo, na linha central da alma, para colocação de alça de mira e os seguintes dizeres: "IMPERIO DO BRAZIL". Faixa alta da culatra com as inscrições "ARSENAL DE GUERRA SDA CÔRTE 1867". Munhões com reforços retangulares bem pronunciados, sendo gravado no direito os números de peso "2-0-23" e no esquerdo "Nº 13". Bocal com local para colocação de massa de mira.
Cal. 87,7 mm, comp. total 97 cm, larg. 31 cm, comp. 82,3 cm, calibres 11, peso 129,6 kg.
No seu interior, uma granada enfurrajada.
Denominação
Canhão
Autor
Técnica
Material
Forma de aquisição
Fonte de aquisição
Referência de aquisição
Catálogo Geral do Museu Histórico Nacional (1924)
Local de produção
Classe
Data de produção
1867
Termos de indexação
ARSENAL DE GUERRA | DEZEMBRADA | EXERCITO BRASILEIRO | GUERRA DA TRÍPLICE ALIANÇA | GUERRA DO PARAGUAI | SEGUNDO REINADO
Largura (cm)
31,00
Comprimento (cm)
97,00
Observações
Canhão La Hitte (vida peça SIGA nº 15882) de montanha, um dos 42 fabricados no Arsenal de Guerra do Rio de Janeiro durante a guerra do Paraguai. Segundo Gustavo Barroso ela tomou parte nas batalhas da Dezembrada (Avaí, Itororó, Lomas Valentinas e Angustura), em 1868.
Os canhõres La Hitte recebi8am o valor nominal do calibre de ac ordo com o peso do projétil esférico que disparariam, porventura fossem lisos. O projétil que disparava era bem mais pesado, por ser oblongo (cilíndrico) e não esférico.
Este canhão pertencia as coleções do Museu de Artilharia, sendo incorporado ao Museu Histórico Nacional com a criação do mesmo, em 1922.
Referências bibliográficas
BARROSO, Gustavo Dodt. Catálogo geral - 1a seção: archeologia e história. Rio de Janeiro: Museu Histórico Nacional, 1924. | BARROSO, Gustavo Dodt. Inventário da Coleção de armaria. Rio de Janeiro: Museu Histórico Nacional, 1939. | FRAGOSO, Augusto Tasso. História da Guerra da Tríplice Aliança contra o Paraguai. Rio de Janeiro: Biblioteca Militar, 1934. | LUZ, Francisco Carlos da. Ligeira notícia sobre os canhões raiados em uso no Exército do Brasil. Rio de Janeiro, Typographia Nacional, 1866.