Placa comemorativa
Número de registro
18175
Descrição
Placa de pedra clara, em formato retangular horizontalizado, com decoração em rocalha torneando toda a borda. Ao centro da placa, as inscrições: "NO 18. ANO DA INDEPENDENCIA E 14 DA IDADE DE S.M.I./ O S. D. PEDRO 2. SENDO REGENTE DO IMPERIO. O SENA/ DOR PEDRO D'ARAUJO LIMA DEPUTADO SEBASTIÃO/ DO REGO BARROS MIN. E SECRT. D'ESTADO DOS NEG. DA/ GUERRA. MANDOU FAZER ESTA OBRA PELO DIRECTOR/ DO ARSENAL DE GUERRA A. J. RANGEL DE VASC. 1839".
Denominação
Placa comemorativa
Material
Forma de aquisição
Fonte de aquisição
Referência de aquisição
Catálogo Geral do Museu Histórico Nacional (1924)
Local de produção
Data de produção
1839
Termos de indexação
ARSENAL DE GUERRA | FORTE DE SÃO TIAGO | PEDRO DE ARAÚJO LIMA | REGÊNCIA UNA
Altura (cm)
100,00
Largura (cm)
220,00
Comprimento (cm)
46,00
Observações
Placa que ficava sobre o portão de um dos anexos do Arsenal de Guerra do Rio de Janeiro, construído em torno do Forte de São Tiago, em substituição aos telheiros que protegiam as peças artilharia que ali ficavam desde, ao menos, 1820. Este anexo, que mascarava totalmente o velho forte, retirou-lhe todas as funções defensivas que porventura ainda tivesse, passando este a ser apenas mais um dos prédios do Arsenal. O anexo de onde esta placa foi retirada foi demolido com as obras do Arsenal de 1921-22, sendo então a placa incorporada ao acervo do MHN.
Referências expográficas
Referências bibliográficas
CASTRO, Adler; ANDRADA, Ruth Beatriz. O pátio Epitácio Pessoa: seu histórico e acervo. Rio de Janeiro: MHN, 1992. | Catálogo "Pátio Epitácio Pessoa: entre pedras, canhões e arcadas". Rio de Janeiro: Museu Histórico Nacional, 2021. | MALTA, Augusto. Antigo Arsenal de Guerra. Foto, 2/7/1919. Museu da Imagem e do Som. | MALTA, Augusto. Torre do Forte de São Tiago na Ponta do Calabouço. Foto, 3/6/1919. Museu da Imagem e do Som. | WINZ, Antonio Pimentel. História da Casa do Trem. Rio de Janeiro: Museu Histórico Nacional, 1962.
Autoria das fotos
Jaime Acioli