Mostruário: cabos submarinos
Número de registro
3146
Descrição
Peça de madeira retangular com entalhes na parte externa. Na tampa: armas imperiais do Brasil. Esfera armilar sobre cruz grega, circundada por dezenove estrelas inseridas numa faixa, sobre cartela. Encimado por coroa imperial. Ladeado à esquerda por ramo de café e à direita por tabaco, atados por nó. Parte frontal: decoração simétrica com algumas partes faltando. Ramos de acanto, saindo de dentro ramos com cachos de uva e quintifólios. Apresenta sete quintifólios e quatro cachos de uva. Cartela no centro formando o espelho da fechadura. Parte de trás completa semelhante à parte frontal, sendo que na cartela observa-se o monograma BB. Nas laterais: decoração simétrica, ramos de acanto, dois cachos de uva e cinco flores. Alça em metal dourado com motivos fitomorfos. Interior forrado de camurça verde, com trinta e oito locais para a acomodação de cabos, acompanhados pelas respectivas placas indicando lugares e datas. Os cabos aumentam gradativamente de espessura, sendo que caixa existem somente quinze amostras.
Denominação
Mostruário: cabos submarinos
Técnica
Forma de aquisição
Fonte de aquisição
Referência de aquisição
Processo 14/1922
Local de produção
Data de produção
186-
Termos de indexação
D PEDRO II | DOM PEDRO II | IMPÉRIO DO BRASIL | SEGUNDO REINADO | TELECOMUNICAÇÕES
Altura (cm)
15,00
Largura (cm)
35,40
Comprimento (cm)
51,50
Observações
Caixa contendo amostras dos cabos submarinos do mundo na época em que o Brasil teve este melhoramento. Pertenceu a D. Pedro II.
Diário de D. Pedro II em 11 de junho de 1862: "Antes do despacho de sábado esteve comigo o engenheiro inglês Web, e trouxe-me de presente uma coleção de amostras de cabos submarinos e diversas publicações sobre esse assunto." (Anuário Museu Imperial, volume XVII, 1956).