Penca de balangandãs
Número de registro
3626
Descrição
Alça de prata denteada na parte inferior rematada por dois pássaros cinzelados. Contém 12 peças penduradas: uma chave, duas figas, um cilindro, um carneiro, armação de pandeiro, um côco de tirar água, boi, dois dentes, uma faca, uma romã estilizada decorada com flores. Possui uma corrente, com vários elos curvilíneos, presa à alça.
Denominação
Penca de balangandãs
Local de produção
Data de produção
[18--]
Termos de indexação
ANIMAIS - BOIS | ANIMAIS - CARNEIROS | ANIMAIS - PÁSSAROS | CRUZ | ESCRAVIDÃO | FRUTOS - ROMÃ | INSTRUMENTO MUSICAL | JÓIA DE CRIOULAS | PANDEIRO
Largura (cm)
8,60
Comprimento (cm)
15,00
Observações
Peça utilizada na cintura no lado esquerdo da saia por mulheres crioulas ou negras, área de grande significado ritual religioso por ser a zona da fertilidade, perto do baixo ventre.
O vocábulo balangandã tem diversas variantes: barangandã, berenguendén, belenguendén, balançançan, é tipicamente onomatopaico e designa uma coleção de miniaturas de ouro, ou mais comumente de prata, reunidas numa argola ou fivela de formato especial rematada nos cantos por figuras de aves. Em sua parte superior passa uma corrente que serve para fixar a penca ao lado esquerdo da cintura da baiana. A argola apresenta, em sua parte interna inferior, sulcos para impedir que as figuras se desloquem de um extremo para o outro. Suas figuras ora são zoomórficas, ora fitomórficas, ergológicas ou mitomórficas, outras vezes seguem motivos místicos-supersticiosos, mnemônicos ou lúdicos. São uma síntese de crenças e superstições. (BARROS, Anais MHN, 1947)
Significado dos balangandãs envolvendo o sincretismo entre candomblé e catolicismo: romã - representa o símbolo da fecundidade (Iansã/Santa Bárbara); facão - Ogum/Santo Antônio; dentes - Ogum; boi touro - Omolu jovem/São Isidoro; pandeiro - lembra o culto dos Caboclos; cordeiro - Xangô/São Jerônimo; figa - amuleto contra o mau olhado; chave - sugere o oratório; cilindro de pau-de-angola - amuleto contra doenças e enfermidades e favorável à longevidade.
Avaliação feita em 2011 (r$).
Referências expográficas
Exposição "Entre Mundos" | Exposição “Pérolas da Liberdade: Joalheria Afro-Brasileira”, Grand Hornu Images, Hornu/Bélgica, de 22 de outubro de 2011 a 26 de fevereiro de 2012 (Festival Europalia)
Referências bibliográficas
MENEZES DE OLIVA. Tentativa de classificação dos balangandans. Anais MHN, v. 2, 1941 | OLIVEIRA, Octávia Côrrea dos Santos. Ourivesaria brasileira. Anais MHN, v. IX, 1948.
Autoria das fotos
Jaime Acioli