Escultura (máscara)
Número de registro
4046
Descrição
Máscara de Maria Cambinda, trabalhada em madeira escura, corpo inteiriço, rígido e frontalizado sobre base retangular. Cabelos com traços incisos em semicírculos com a frente terminando em formato triangular. Sobrancelhas, boca e olhos delineados, sendo que os olhos estão fechados e pintados em tons avermelhados. Nariz angular. Apresenta em cada orelha três orifícios e tem longo pescoço fino. Corpo esguio com a parte superior do tronco (ombros e seios) pintados em tom avermelhado. Pintura nas costas termina em ponta. Braços representados pela metade. Braço direito quebrado. Ao centro, área vazada em formato cilíndrico. Parte posterior escavada formando abertura para encaixe do rosto. Utilizada em procissões da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, em Ouro Preto/MG.
Denominação
Escultura (máscara)
Título
Maria Cambinda
Técnica
entalhe | marcenaria | pintura
Material
Forma de aquisição
Local de produção
Data de produção
[18--]
Termos de indexação
ARTE RELIGIOSA | CONGADA | DIÁSPORA AFRICANA | FESTAS RELIGIOSAS | GUSTAVO BARROSO | IGREJA DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO DOS HOMENS PRETOS | MARIA CAMBINDA | MINAS GERAIS | NEGROS | OURO PRETO | REISADO DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO DOS PRETOS | RELIGIÃO CATÓLICA | SINCRETISMO RELIGIOSO
Altura (cm)
110,00
Largura (cm)
21,00
Observações
A fonte de aquisição da peça teria sido Odorico Neves, da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos de Ouro Preto.
O orifício abaixo do ventre da boneca parece ter sido feito para melhor encaixe no rosto. O suporte em madeira que a sustenta de pé foi colocado posteriormente.
Referências expográficas
Referências bibliográficas
BARATA, Mario. Arte Negra. In: "Revista da Semana", ano XLII, nº 20, 17 de maio de 1941. | LODY, Raul. "O negro no museu brasileiro: construindo identidades". Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2005. | MAGALHÃES, Aline Montenegro. Da diáspora africana no Museu Histórico Nacional: um estudo sobre as exposições entre 1980 e 2020. In: "Anais do Museu Paulista", São Paulo, v. 30, p. 1-29, 2022. | MAGALHÃES, Aline; AZEVEDO, E.; CASTRO, F.; SANTANA, S. Notas sobre a Diáspora Africana na exposição e nas ações educativas do Museu Histórico Nacional. In: "Anais do MHN", v.51, p.44-64, 2019. | MAGALHÃES, Aline; PALAZZI, Solange. Maria Cambinda: máscara, boneca, escultura. In: "Histórias do Brasil: 100 objetos do Museu Histórico Nacional (1922-2020)". Rio de Janeiro: MHN, 2022. p. 217-219. | MUSEU HISTÓRICO NACIONAL (1944). Documentário da ação do Museu Histórico Nacional na defesa do patrimônio tradicional do Brasil. In: "Anais do MHN", v. 5. Rio de Janeiro, 1955 | PALLAZI, S.; GUIMARÃES, K.; PALLAZI, D.; ROCHA, J. O tambor caxambu. In: "Histórias do Brasil: 100 objetos do Museu Histórico Nacional (1922-2022). Rio de Janeiro: MHN, 2022. p. 221-223. | SOUZA, Marina de Mello e. "Reis negros no Brasil escravista: história da Festa de Coroação de rei Congo". Belo Horizonte: UFMG, 2014. | VIANNA, Marfa. O negro no Museu Histórico Nacional. In: "Anais do MHN", v. VIII, 1947, p. 82-99.
Autoria das fotos
Jaime Acioli