Pintura documental
Número de registro
3180
Descrição
Tela de formato oval retratando, em primeiro plano, mar verde escuro com duas pequenas embarcações que chegam ao cais. Ao centro, chafariz ladeado por escadaria. Em segundo plano, seguem-se vários regimentos alinhados nos quatro lados do largo, e, compondo o ambiente, vários prédios públicos e religiosos com bandeiras hasteadas. Ao centro, grupo de homens ilustres e sacerdotes observam e recebem as homenagens dos regimentos. Populares assistem a solenidade. Céu azul com nuvens brancas. Moldura em madeira dourada.
Denominação
Pintura documental
Título
Revista militar no Largo do Paço
Faz conjunto ou par com produção
Técnica
Forma de aquisição
Fonte de aquisição
Referência de aquisição
Processo 2/1925
Local de produção
Data de produção
17--
Termos de indexação
BRASIL COLÔNIA | CHAFARIZ | CONDE DE FIGUEIRÓ | DIÁSPORA AFRICANA | LARGO DO PAÇO | LUÍS DE VASCONCELOS E SOUSA | MESTRE VALENTIM | NEGROS | PAÇO IMPERIAL | PASSEIO PÚBLICO | PRAÇA XV | REVISTA MILITAR | RIO DE JANEIRO | TERREIRO DO PAÇO IMPERIAL
Altura (cm)
96,10
Largura (cm)
125,30
Observações
Um dos oito painéis elípticos encomendados pelo Vice-Rei Luís de Vasconcelos e Sousa ao pintor Leandro Joaquim para ornamentar o não mais existente Pavilhão de Apolo no então recém-inaugurado Passeio Público do Rio de Janeiro (datado do último quartel do século XVIII). Segundo Ferrez (1969), dois desses painéis, que representavam a vista da entrada da barra do Passeio Público e uma nau holandesa em chamas sendo rebocada, desapareceram. As outras seis telas fazem parte do acervo do MHN, e retratam cenas cotidianas, paisagens, festejos e acontecimentos do Rio de Janeiro colonial.
Exposições
Referências expográficas
Exposição "D. João VI: um rei aclamado na América", Museu Histórico Nacional/RJ, de 10 de setembro a 31 de outubro de 1999 | Exposição "Portugueses no mundo" | Exposição "Tão importante, tão esquecido: o bairro da Misericórdia", Museu Histórico Nacional/RJ, outubro de 2015 a março de 2016 | Exposição "Um novo mundo, um novo império: a Corte Portuguesa no Brasil". Museu Histórico Nacional, de 07 de março a 08 de junho de 2008 | Exposição “Barroco Ardente e Sincrético. Luso-Afro-Brasileiro”, Museu Afro Brasil/SP, 01 de agosto a 26 de novembro de 2017. | Exposição “Brazil.Brasil”, Palais des Beaux-Arts, BOZAR, Bruxelas/Bélgica, de 4 de outubro de 2011 a 15 de janeiro de 2012 (Festival Europalia) | Exposição “D. João VI no Brasil – um rei aclamado na América”, Palácio da Ajuda, Lisboa, Portugal, 13 de maio a 31 de julho de 1999
Referências bibliográficas
BARROSO, Gustavo Dodt. Catálogo geral - 1a seção: archeologia e história. Rio de Janeiro: Museu Histórico Nacional, 1924. | Catálogo da exposição "D. João VI: um rei aclamado na América". Rio de Janeiro : Museu Histórico Nacional, 1999 | Catálogo da exposição "Tão importante, tão esquecido: o bairro da Misericórdia". Rio de Janeiro : Museu Histórico Nacional, 2016 | Catálogo da exposição "Um novo mundo, um novo império: a Corte Portuguesa no Brasil". Rio de Janeiro : Museu Histórico Nacional, 2008 | FERREZ, Gilberto. As primeiras telas paisagísticas da cidade. In: "Revista do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional". Rio de Janeiro: Ministério da Educação e Cultura, n. 17, p. 219-237, 1969. | FILGUEIRAS, Carlos A. L. A pesca das baleias na Baía de Guanabara. In: "Histórias do Brasil: 100 objetos do Museu Histórico Nacional (1922-2022)". Rio de Janeiro: MHN, 2022. p. 96-101. | OLIVA, Menezes de. Os falsos painéis de Leandro Joaquim. In: "Anais do MHN", v. 1, 1940, p. 31-42. | PORTUGAL, Norma; MELO, Jorge. Atribuição ou autoria? Os ovais de Leandro Joaquim. In: "Anais do MHN", v. 35, 2003, p. 271-288.
Autoria das fotos
Jaime Acioli