Pintura documental
Número de registro
21009
Descrição
No primeiro plano, lagoa azul de forma irregular, circundada por vegetação. No seu interior e às suas margens, homens e mulheres, animais e crianças, algumas nuas, brincando na água. No segundo plano, à esquerda, casa branca com telhado avermelhado e parte posterior de igreja (antigo seminário construído em 1751 e Igreja de Nossa Senhora do Carmo da Lapa). No centro, casarão com telhados inclinados e diversas janelas, algumas rasgadas, com balcões. Atrás deste, aqueduto com duas sequências sobrepostas de arcos, assentando-se à esquerda sobre encosta do Morro de Santa Teresa, destacando-se no alto construção religiosa com igreja de torre única (Convento e Igreja de Santa Teresa) e à sua direita, por trás, parte do Morro de Santo Antônio. Ao fundo, silhueta de montanha distante e céu em tons róseos e azuis esverdeados. Moldura oval, em madeira estucada e dourada, envolvida por toro de loureiro em relevo. No dorso do chassi, carimbo com a inscrição: "FÁBRICA DE MOLDURAS/-DA-/GALERIA JORGE/131, RUA DO ROSÁRIO". Outros títulos atribuídos à mesma obra: Arcos da Carioca; Lapa do Desterro e Lagoa do Boqueirão; Lagoa do Boqueirão e Aqueduto Carioca; Vista da Lagoa do Boqueirão e Arcos da Carioca; Os arcos em 1808; A Lapa do Desterro.
Denominação
Pintura documental
Título
Lagoa do Boqueirão e Aqueduto da Carioca
Faz conjunto ou par com produção
Técnica
Forma de aquisição
Fonte de aquisição
Referência de aquisição
Processo 2/1925
Local de produção
Data de produção
17--
Termos de indexação
AQUEDUTO DA CARIOCA | ARCOS DA LAPA | ARQUITETURA CIVIL | ARQUITETURA RELIGIOSA | BRASIL COLÔNIA | CONDE DE BOBADELA | CONDE DE FIGUEIRÓ | DIÁSPORA AFRICANA | GOMES FREIRE DE ANDRADE | LUÍS DE VASCONCELOS E SOUSA | MESTRE VALENTIM | MORRO DE SANTA TERESA | NEGROS | PASSEIO PÚBLICO | RIO DE JANEIRO
Altura (cm)
96,00
Largura (cm)
126,00
Observações
Um dos oito painéis elípticos encomendados pelo Vice-Rei Luís de Vasconcelos e Sousa ao pintor Leandro Joaquim para ornamentar o não mais existente Pavilhão de Apolo no então recém-inaugurado Passeio Público do Rio de Janeiro (datado do último quartel do século XVIII). Segundo Ferrez (1969), dois desses painéis, que representavam a vista da entrada da barra do Passeio Público e uma nau holandesa em chamas sendo rebocada, desapareceram. As outras seis telas fazem parte do acervo do MHN, e retratam cenas cotidianas, paisagens, festejos e acontecimentos do Rio de Janeiro colonial.
Exposições
Referências expográficas
Exposição "D. João VI: um rei aclamado na América", Museu Histórico Nacional/RJ, de 10 de setembro a 31 de outubro de 1999 | Exposição "Portugueses no mundo" | Exposição "Um novo mundo, um novo império: a Corte Portuguesa no Brasil". Museu Histórico Nacional, de 07 de março a 08 de junho de 2008 | Exposição “Brazil.Brasil”, Palais des Beaux-Arts, BOZAR, Bruxelas/Bélgica, de 4 de outubro de 2011 a 15 de janeiro de 2012 (Festival Europalia)
Referências bibliográficas
BARROSO, Gustavo Dodt. Catálogo geral - 1a seção: archeologia e história. Rio de Janeiro: Museu Histórico Nacional, 1924. | Catálogo da exposição "D. João VI: um rei aclamado na América". Rio de Janeiro : Museu Histórico Nacional, 1999 | Catálogo da exposição "Um novo mundo, um novo império: a Corte Portuguesa no Brasil". Rio de Janeiro : Museu Histórico Nacional, 2008 | FERREZ, Gilberto. As primeiras telas paisagísticas da cidade. In: "Revista do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional". Rio de Janeiro: Ministério da Educação e Cultura, n. 17, p. 219-237, 1969. | FILGUEIRAS, Carlos A. L. A pesca das baleias na Baía de Guanabara. In: "Histórias do Brasil: 100 objetos do Museu Histórico Nacional (1922-2022)". Rio de Janeiro: MHN, 2022. p. 96-101. | OLIVA, Menezes de. Os falsos painéis de Leandro Joaquim. In: "Anais do MHN", v. 1, 1940, p. 31-42. | PORTUGAL, Norma; MELO, Jorge. Atribuição ou autoria? Os ovais de Leandro Joaquim. In: "Anais do MHN", v. 35, 2003, p. 271-288.
Autoria das fotos
Jaime Acioli