Pintura documental
Número de registro
21011
Descrição
Na metade inferior, mar calmo, azul, com navios e pequenos barcos repletos de homens, perseguindo várias baleias, umas pulando e outras esguichando água. No centro inferior, ilhota ocupada em toda sua extensão por fortificação retangular de paredes inclinadas e pequenas casas. À esquerda, duas baleias mortas, cujas carnes estão sendo cortadas por alguns homens que se encontram sobre elas. Na metade superior, ainda à esquerda, casas e galpões. Ao fundo, cadeia de montanhas verdes e céu limpo em tons róseos e azuis. Moldura oval, em madeira estucada e dourada, envolvida por toro de loureiro em relevo. No dorso do chassi, carimbo com a inscrição: "FÁBRICA DE MOLDURAS/-DA-/GALERIA JORGE/131, RUA DO ROSÁRIO".
Denominação
Pintura documental
Título
Pesca da baleia na Baía de Guanabara
Faz conjunto ou par com produção
Técnica
Forma de aquisição
Fonte de aquisição
Referência de aquisição
Processo 2/1925
Local de produção
Data de produção
17--
Termos de indexação
ANIMAIS - BALEIAS | ARQUITETURA MILITAR | BAÍA DE GUANABARA | BRASIL COLÔNIA | CONDE DE FIGUEIRÓ | DIÁSPORA AFRICANA | FORTALEZA DE SANTA CRUZ | FORTALEZA DE VILLEGAGNON | INDÚSTRIA | LUÍS DE VASCONCELOS E SOUSA | MESTRE VALENTIM | NEGROS | NITERÓI | PASSEIO PÚBLICO | PESCA | RIO DE JANEIRO | TRANSPORTE MARÍTIMO
Altura (cm)
96,00
Largura (cm)
125,70
Observações
Um dos oito painéis elípticos encomendados pelo Vice-Rei Luís de Vasconcelos e Sousa ao pintor Leandro Joaquim para ornamentar o não mais existente Pavilhão de Apolo no então recém-inaugurado Passeio Público do Rio de Janeiro (datado do último quartel do século XVIII). Segundo Ferrez (1969), dois desses painéis, que representavam a vista da entrada da barra do Passeio Público e uma nau holandesa em chamas sendo rebocada, desapareceram. As outras seis telas fazem parte do acervo do MHN, e retratam cenas cotidianas, paisagens, festejos e acontecimentos do Rio de Janeiro colonial.
Esta obra é um raro registro da pesca da baleia na Baía de Guanabara e de sua industrialização na Ponta da Armação ao longo do século XVIII, demonstrando diversas fases dessa operação, como o esfolamento das baleias e seu transporte para a fábrica em Niterói para retirada de seu óleo.
Exposições
Referências expográficas
Exposição "D. João VI: um rei aclamado na América", Museu Histórico Nacional/RJ, de 10 de setembro a 31 de outubro de 1999 | Exposição "Portugueses no mundo" | Exposição "Um novo mundo, um novo império: a Corte Portuguesa no Brasil". Museu Histórico Nacional, de 07 de março a 08 de junho de 2008
Referências bibliográficas
BARROSO, Gustavo Dodt. Catálogo geral - 1a seção: archeologia e história. Rio de Janeiro: Museu Histórico Nacional, 1924. | Catálogo da exposição "D. João VI: um rei aclamado na América". Rio de Janeiro : Museu Histórico Nacional, 1999 | Catálogo da exposição "Um novo mundo, um novo império: a Corte Portuguesa no Brasil". Rio de Janeiro : Museu Histórico Nacional, 2008 | FERREZ, Gilberto. As primeiras telas paisagísticas da cidade. In: "Revista do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional". Rio de Janeiro: Ministério da Educação e Cultura, n. 17, p. 219-237, 1969. | FIGUEIREDO, Claudio; LENZI, Isabel; MELHEM, Núbia. "O porto e a cidade: o Rio de Janeiro entre 1565 e 1910". Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2005. | FILGUEIRAS, Carlos A. L. "Origens da química no Brasil". Campinas: Unicamp/Sociedade Brasileira de Química, 2015. | FILGUEIRAS, Carlos A. L. A pesca das baleias na Baía de Guanabara. In: "Histórias do Brasil: 100 objetos do Museu Histórico Nacional (1922-2022)". Rio de Janeiro: MHN, 2022. p. 96-101. | OLIVA, Menezes de. Os falsos painéis de Leandro Joaquim. In: "Anais do MHN", v. 1, 1940, p. 31-42. | PORTUGAL, Norma; MELO, Jorge. Atribuição ou autoria? Os ovais de Leandro Joaquim. In: "Anais do MHN", v. 35, 2003, p. 271-288.
Autoria das fotos
Jaime Acioli