Berlinda
Número de registro
5776
Descrição
Caixa de madeira, de três corpos, com uma janela dianteira e três laterais. Traseira totalmente fechada. Moldura das janelas decoradas com entalhes. Na traseira, uma delicada decoração de ramos de folhas e flores, contornando toda a metade superior. Nas portinholas (uma está separada do corpo), na traseira e na dianteira, vemos o contorno de um brasão (?), provavelmente retirado ou perdido. Tejadilho abaulado, contornado por pequenos pináculos em toda sua extensão, Plataforma, alçado e boleia decorados. Toda a parte externa é pintada de preto. Estribo de acesso nas laterais em metal. Caixa sustentada por correames (um está partido, sendo, então, a caixa sustentada por dois travessões). As rodas traseiras estão separadas da viatura.
Denominação
Berlinda
Forma de aquisição
Fonte de aquisição
Referência de aquisição
Processo 18/1946
Local de produção
Data de produção
[18--]
Termos de indexação
CORTEJOS FÚNEBRES | IMPERATRIZ LEOPOLDINA | MEIOS DE TRANSPORTE | TRANSPORTE TERRESTRE | TRANSPORTES
Altura (cm)
260,00
Largura (cm)
205,00
Comprimento (cm)
550,00
Observações
O chassi encontra-se no térreo, próximo da RT2. Consta ter sido destinada ao uso de D. Leopoldina no casamento com D. Pedro. Adaptada, posteriormente, para cortejos fúnebres.
Brasões localizados na RT1-AD58-A-P3.
Referências expográficas
Referências bibliográficas
BESSONE, Silvana. O Museu Nacional dos Coches. Lisboa: Instituto Português de Museus / Fondation Paribas, 1993 | Castel-Branco Pereira, João. Viaturas de aparato em Portugal. Bertrand Editora Ltda, 1987. | Do Móvel ao automóvel: Transitando pela história. Rio de Janeiro: Museu Histórico Nacional, 2009. (catálogo de exposição).