Pintura histórica
Número de registro
6197
Descrição
Cena de interior. À esquerda, sentada, de perfil à direita, a Princesa Leopoldina, cabelos castanhos claros, presos, brinco com pedras vermelhas, colar de pérolas de duas voltas, vestido comprido, decotado, de mangas curtas, em tons rosas, banda nas cores branca, azul, vermelha e amarela; braço esquerdo sobre mesa, mão segurando papel; braço direito apoiado no braço da cadeira, recoberto por espécie de xale preto com franjas. No centro, mesa retangular com pernas em torcidos, tendo sobre tampo escrivaninha e pena. Em torno desta, da esquerda para a direita: José Clemente Pereira, de pé, casaca em tons cinzas, calça branca, gravata em laço preta, dedo polegar da mão direita apoiado no bolso da calça; Martim Francisco Ribeiro de Andrada e Silva, sentado, casaca verde, braços sobre mesa; Joaquim Gonçalves Ledo, de pé, casaca cinza, jabô e calça brancos, mãos apoiadas sobre mesa, estando a mão esquerda segurando espécie de papel; José Bonifácio de Andrada e Silva, de pé, casaca verde com bordados dourados, calça e meias brancas, sapatos pretos, espada pendente da cintura, braço direito levantado, mão espalmada, braço esquerdo estendido para o lado, mão segurando espaldar de cadeira. No segundo plano, na lateral direita, de pé: Caetano Pinto de Miranda Montenegro, casaca e colete cinzas, calça e jabô brancos, mão direita sobre espaldar de cadeira; Manuel Antônio Farinha, casaca verde com ornatos dourados, braço direito articulado à altura da cintura, mão levemente fechada; Conselheiro Lucas José Obes, de perfil, casaca em tons castanhos, calça e meias acinzentadas, mão esquerda no bolso da calça; próximo deste, na extremidade superior esquerda, Luís Pereira da Nóbrega de Sousa Coutinho. Ao fundo, no canto superior esquerdo detalhe de console e, sobre este, relógio, candelabro e espelho. No centro e à direita, cortina em tons rosas, amarelos e azuis, aberta, deixando à mostra janela e detalhes de folhagens verdes e amarelas. Assinatura da autora e datação no canto inferior esquerdo em tinta sépia: "Georgina de Albuqe/1922". Moldura em madeira dourada, com concheados e flores nos ângulos e no centro das laterais e das partes superior e inferior.
Denominação
Pintura histórica
Título
Sessão do Conselho de Ministros
Técnica
Forma de aquisição
Fonte de aquisição
Referência de aquisição
Processo 16/1923
Local de produção
Data de produção
1922
Termos de indexação
BRASIL COLÔNIA | CAETANO PINTO DE MIRANDA MONTENEGRO | CENTENÁRIO DE INDEPENDÊNCIA DO BRASIL | CONSELHEIRO LUCAS JOSÉ OBES | INDEPENDÊNCIA DO BRASIL | JOAQUIM GONÇALVES LEDO | JOSÉ BONIFÁCIO DE ANDRADA E SILVA | JOSÉ CLEMENTE PEREIRA | LUÍS PEREIRA DA NÓBREGA DE SOUSA COUTINHO | MANUEL ANTÔNIO FARINHA | MARTIM FRANCISCO RIBEIRO DE ANDRADA E SILVA | MULHERES | PRIMEIRO REINADO | PRINCESA LEOPOLDINA | SESSÃO DO CONSELHO DE MINISTROS
Altura (cm)
236,00
Largura (cm)
293,00
Exposições
Referências bibliográficas
Catálogo da exposição "Museu Histórico Nacional: 90 anos de histórias, 1922-2012". Rio de Janeiro: Museu Histórico Nacional, 2013 | LOPES, Gilda Marina de Almeida. A História que os pintores contaram... . In: "Anais do MHN", v. XXIII, 1972. p. 25-35. | SIMIONI, A.; LIMA JUNIOR, C.. Heroínas em batalha: figurações femininas em museus em tempos de centenário... . In: "Revista Museologia & Interdisciplinaridade", v. 7, 2018, p. 31-54. | SIMIONI, Ana Paula Cavalcanti. Les portraits de l’Impératrice. Genre et politique dans la peinture d’histoire du Brésil. In: "Nuevo Mundo-Mundos Nuevos", v. 2014-1 | SIMIONI, Ana Paula Cavalcanti. Sessão do Conselho do Estado. In: "Histórias do Brasil: 100 objetos do Museu Histórico Nacional (1922-2022)". Rio de Janeiro: MHN, 2022. p. 325-327. | SIMIONI, Ana Paula. Entre convenções e discretas ousadias: Georgina de Albuquerque... . In: "Revista Brasileira de Ciências Sociais", Anpocs, São Paulo, nº 50, 2002. | SIMIONI, Ana Paula. Sessão do Conselho de Estado, de Georgina de Albuquerque. In: "Revista Nossa História", mar/2004, p. 22-25. | VINCENTIS, P. "Pintura histórica no Salão do Centenário da Independência do Brasil". Dissertação de Mestrado em Estudos Culturais, Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP. São Paulo, 2015.
Autoria das fotos
Jaime Acioli