Berlinda
Número de registro
17083
Descrição
texto com o histórico da aquisição no dossiê do objeto. o museu nacional dos coches lisboa, instituto português de museus/ fondation paribas s/d. p. 91. castel-branco pereira, joão. viaturas de aparato em portugal. coches, berlindas, carruagens. lisboa: bertrand editora ltda. , 1987. p. 65.
Denominação
Berlinda
Forma de aquisição
Local de produção
Termos de indexação
CORTEJOS FÚNEBRES | D JOÃO VI | D MARIA I | DOM JOÃO VI | DOM JOSÉ I | MEIOS DE TRANSPORTE | TRANSPORTE TERRESTRE | TRANSPORTES
Altura (cm)
276,00
Largura (cm)
215,00
Comprimento (cm)
556,00
Observações
Berlinda do século XVIII. Durante a restauração desta viatura, realizada pelos técnicos do Museu Histórico Nacional em 2003, foi retirada a camada de verniz oxidado da caixa, revelando que abaixo da pintura fúnebre havia outra camada pictórica, com fundo azul e brasão da casa real portuguesa, encimado por coroa de duque, contendo um banco de lambel ou de pinchar. Essa importante descoberta indica algumas possibilidades. De acordo com a heráldica, o banco de lambel ou de pinchar no brasão é atributo do herdeiro do trono, enquanto a coroa remete aos duques de Bragança, título usado pelo rei e herdeiro do trono português. Esses indícios, juntamente com as características da Berlinda, sugerem que a mesma pode ter pertencido a D. José (1761-1788) ou D. João (1767-1826), ambos filhos de D. Maria i (1734-1816), sendo que o primeiro morreu prematuramente e o segundo tornou-se, com a morte da mãe, D. João VI. O fato desta viatura ter vindo de Lisboa (doação de Joaquim Ferreira Alves, proprietário de uma casa funerária) em 1946, é mais um indicativo de que a mesma pertenceu aos herdeiros do trono português. Para manter os registros históricos da peça, a equipe do Museu Histórico Nacional optou por deixar apenas um dos lados da caixa com a pintura fúnebre, recuperando todo o restante de acordo com os moldes originais.
Referências expográficas
Referências bibliográficas
Catálogo da exposição "Museu Histórico Nacional: 90 anos de histórias, 1922-2012". Rio de Janeiro: Museu Histórico Nacional, 2013 | Do Móvel ao automóvel: Transitando pela história. Rio de Janeiro: Museu Histórico Nacional, 2009. (catálogo de exposição).
Autoria das fotos
Jaime Acioli