Berlinda
Número de registro
5779
Descrição
Caixa de madeira, de três corpos, com ampla janela na dianteira e traseira, e três janelas laterais. Molduras das janelas decoradas com entalhes dourados. Decorando as faces da caixa, pinturas sobre fundo negro, contornadas por linhas sinuosas. Tejadilho levemente abaulado, contornado por pequenas meias esferas e arrematado por oito pináculos (só existem quatro). Correames sustentam a caixa. Plataforma decorada. Alçado e suspensão dianteira decorados com entalhes de motivos fitomorfos. Estribos de acesso nas laterais. Internamente é contornada por uma cortina preta com frisos e franjas douradas. Forro dos assentos em tecido azul-marinho. Tejadilho também forrado de tecido azul-marinho, contornado por frisos em tecido amarelo e decorado, ao centro, por uma circunferência, envolvida por uma estrela de quatro pontas, e esta, por outra circunferência. Rodas de madeira e camba de metal.
Denominação
Berlinda
Forma de aquisição
Fonte de aquisição
Referência de aquisição
Processo 18/1946
Local de produção
Data de produção
[17--]
Termos de indexação
CORTEJOS FÚNEBRES | DOM JOSÉ I | MEIOS DE TRANSPORTE | TRANSPORTE TERRESTRE | TRANSPORTES
Altura (cm)
273,00
Largura (cm)
205,00
Comprimento (cm)
500,00
Observações
Consta ter pertencido ao físico-mor de D. José I. coche adaptado para cortejos fúnebres. Outras dimensões: diâmetro da roda traseira - 175,0 cm; diâmetro da roda dianteira - 77,0 cm.
Referências expográficas
Referências bibliográficas
BESSONE, Silvana. O Museu Nacional dos Coches. Lisboa: Instituto Português de Museus / Fondation Paribas, 1993 | Castel-Branco Pereira, João. Viaturas de aparato em Portugal. Bertrand Editora Ltda, 1987. | Do Móvel ao automóvel: Transitando pela história. Rio de Janeiro: Museu Histórico Nacional, 2009. (catálogo de exposição).