Estátua alegórica
Número de registro
3665
Descrição
estátua em gesso pintado de negro retratando um menino de pé sobre base em gesso rochedo, sustentada por base circular em madeira, ambas na cor negra. o menino cabelos curtos crespos, olhos ligeiramente voltados para baixo. expressão sorridente. corpo sinuoso. usa tanga listrada nas cores vermelho escuro, azul, branco e dourado. perna direita voltada para trás, e a esquerda apresenta algema com parte de corrente presa ao tornozelo. braço direito erguido empunha placa de madeira com a inscrição em letras brancas honra d. pedro ii / de 28 de setembro de 1871 / no do rio branco . braço esquerdo flexionado trás sustenta parte de corrente em metal. assinado na lateral da base direita em reserva: a. d. bressac. avaliação em dólar americano.
Denominação
Estátua alegórica
Título
Alegoria lei do ventre livre
Autor
Técnica
Local de produção
Data de produção
18--
Termos de indexação
ABOLIÇÃO DA ESCRAVIDÃO | ESCRAVIDÃO | ESCRAVIZADOS | ESCRAVOS | LEI DO VENTRE LIVRE | LEI RIO BRANCO | PRINCESA ISABEL | SEGUNDO REINADO | VISCONDE DO RIO BRANCO
Altura (cm)
171,00
Largura (cm)
131,00
Observações
informações tiradas de fichas anteriores: a alegoria uma forma de transmitir idéias através de imagens que consigam expressá-las. a lei de 28 de julho de 1871, chamada assinada pela então regente, princesa isabel, acabou sendo conhecida por seu nome popular - lei do ventre livre . ela filhos de escravos nascidos a partir daquela data, e foi o primeiro passo em direção emancipação dos escravos no brasil. esta escultura alegórica, mandada executar por membros do movimento abolicionista, e encomendada a um escultor francês, tenta transmitir o espírito com que os entusiastas daquela causa viam esse diploma legal. interessante observar que ela contém um claro objetivo de enaltecer o imperador, apresentado como imperador da lei, e ao estado imperial, figura do chefe de gabinete por ela responsável, visconde do rio branco. catálogo mhn, 1924. o museu histórico nacional. são paulo. artigo: bittencourt, josé neves. as várias faces de um equívoco. observações sobre o caráter da informação e da representação nos museus de história. anais do museu histórico nacional, rio de janeiro, v. 40, p. 189-219, 2008. participou da exposição histórias da infância (museu de arte de são paulo - masp, de 08 de abril a 31 de julho de 2016 são paulo). consta do catálogo da exposição na página 152. na abertura da caixa para o empréstimo ao masp em 05 de abril de 2016 notou-se grande perda no braço da escultura. a escultura foi restaurada por profissional contratado pelo masp. relatório de restauro no dossiê.
Referências expográficas
Autoria das fotos
Jaime Acioli