Pintura documental
Número de registro
568
Descrição
Tela de formato oval retratando, em primeiro plano, mar azul escuro com pequenas ondas brancas. À direita, em uma ilhota, fortaleza de cor marrom com soldados em suas guaritas e, ao lado, casario branco. À frente, no cais, dois homens fazem um carregamento. No mar, pequena canoa com homem remando, tendo hasteada bandeira branca com escudo ao centro. Logo atrás, embarcação com velas enfunadas com a mesma bandeira. À esquerda, pequeno barco com casco marrom e vermelho com velas recolhidas e grupo de homens em seu interior. Em segundo plano, tomando todo o campo da tela, várias embarcações de grande porte com velas brancas enfunadas, flâmulas vermelhas e bandeira inglesa hasteada. No casco, bateria corrida de canhões que atiram, formando pequenas partes brancas esfumaçadas. À frente, pequenos barcos a remo com grande número de pessoas. Ao fundo, recortes de montanhas com algum casario. Céu azul com nuvens brancas avermelhadas.
Denominação
Pintura documental
Título
Visita de uma esquadra inglesa ao Rio de Janeiro
Faz conjunto ou par com produção
Técnica
Forma de aquisição
Fonte de aquisição
Referência de aquisição
Processo 2/1925
Local de produção
Data de produção
17--
Termos de indexação
BAÍA DE GUANABARA | BRASIL COLÔNIA | CONDE DE FIGUEIRÓ | DIÁSPORA AFRICANA | EMBARCAÇÕES | FORTALEZA DE VILLEGAGNON | FORTALEZA DO GRAGOATÁ | FORTIFICAÇÕES | FROTA MERCANTE | INGLATERRA | LUÍS DE VASCONCELOS E SOUSA | MESTRE VALENTIM | NEGROS | NITERÓI | PASSEIO PÚBLICO | RIO DE JANEIRO
Altura (cm)
96,10
Largura (cm)
125,30
Observações
Um dos oito painéis elípticos encomendados pelo Vice-Rei Luís de Vasconcelos e Sousa ao pintor Leandro Joaquim para ornamentar o não mais existente Pavilhão de Apolo no então recém-inaugurado Passeio Público do Rio de Janeiro (datado do último quartel do século XVIII). Segundo Ferrez (1969), dois desses painéis, que representavam a vista da entrada da barra do Passeio Público e uma nau holandesa em chamas sendo rebocada, desapareceram. As outras seis telas fazem parte do acervo do MHN, e retratam cenas cotidianas, paisagens, festejos e acontecimentos do Rio de Janeiro colonial.
Exposições
Referências expográficas
Exposição "D. João VI: um rei aclamado na América", Museu Histórico Nacional/RJ, de 10 de setembro a 31 de outubro de 1999 | Exposição "Portugueses no mundo" | Exposição "Um novo mundo, um novo império: a Corte Portuguesa no Brasil". Museu Histórico Nacional, de 07 de março a 08 de junho de 2008
Referências bibliográficas
BARROSO, Gustavo Dodt. Catálogo geral - 1a seção: archeologia e história. Rio de Janeiro: Museu Histórico Nacional, 1924. | Catálogo da exposição "D. João VI: um rei aclamado na América". Rio de Janeiro : Museu Histórico Nacional, 1999 | Catálogo da exposição "Um novo mundo, um novo império: a Corte Portuguesa no Brasil". Rio de Janeiro : Museu Histórico Nacional, 2008 | FERREZ, Gilberto. As primeiras telas paisagísticas da cidade. In: "Revista do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional". Rio de Janeiro: Ministério da Educação e Cultura, n. 17, p. 219-237, 1969. | FILGUEIRAS, Carlos A. L. A pesca das baleias na Baía de Guanabara. In: "Histórias do Brasil: 100 objetos do Museu Histórico Nacional (1922-2022)". Rio de Janeiro: MHN, 2022. p. 96-101. | OLIVA, Menezes de. Os falsos painéis de Leandro Joaquim. In: "Anais do MHN", v. 1, 1940, p. 31-42. | PORTUGAL, Norma; MELO, Jorge. Atribuição ou autoria? Os ovais de Leandro Joaquim. In: "Anais do MHN", v. 35, 2003, p. 271-288.
Autoria das fotos
Jaime Acioli