Coroa
Número de registro
42000
Descrição
Coroa produzida artesanalmente com lantejoulas e miçangas prateadas e pérolas, em formato de turbante, finalizada por fios presos de miçangas prateadas na parte frontal. Usada presa ao ojá (tecido que envolve a cabeça). Uso religioso no Candomblé, no traje de culto a Iemanjá.
Denominação
Coroa
Faz conjunto ou par com produção
Denominação
Traje de ritual religioso (Candomblé)
Denominação
Braçadeira
Denominação
Colar
Denominação
Bracelete
Denominação
Bracelete
Denominação
Colar
Denominação
Guia (colar)
Denominação
Guia (colar)
Denominação
Traje de ritual religioso (Candomblé)
Denominação
Ventarola
Técnica
Material
lantejoula | miçanga | pérola | tecido
Forma de aquisição
Fonte de aquisição
Referência de aquisição
Processo 01468.000055/99-08
Local de produção
Data de produção
199-
Termos de indexação
AIABÁ | ATRIBUTO | CANDOMBLÉ | DIÁSPORA AFRICANA | DIVINDADE | IABÁ | IEMANJÁ | INDUMENTÁRIA FEMININA | INDUMENTÁRIA RELIGIOSA | NEGROS | ORIXÁ | RELIGIÃO | RELIGIÃO DE MATRIZ AFRICANA
Altura (cm)
32,00
Largura (cm)
37,00
Observações
Comprimento total com o tecido: 133,00cm
Medida do tecido: 115,00cm
Referências expográficas
Referências bibliográficas
ABREU, George et al. (Org). "10 objetos: outras histórias". Rio de Janeiro: Museu Histórico Nacional, 2023. | LENGULUKENU, Tat'etu. Indumentária de Iemanjá. In: "Histórias do Brasil: 100 objetos do Museu Histórico Nacional (1922-2022)". Rio de Janeiro: MHN, 2022. p. 416-419 | LODY, Raul. "O negro no museu brasileiro: construindo identidades". Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2005. | MAGALHÃES, Aline Montenegro. Da diáspora africana no Museu Histórico Nacional: um estudo sobre as exposições entre 1980 e 2020. In: "Anais do Museu Paulista", São Paulo, v. 30, p. 1-29, 2022. | MAGALHÃES, Aline; AZEVEDO, E.; CASTRO, F.; SANTANA, S. Notas sobre a Diáspora Africana na exposição e nas ações educativas do Museu Histórico Nacional. In: "Anais do MHN", v.51, p.44-64, 2019. | VIANNA, Marfa. O negro no Museu Histórico Nacional. In: "Anais do MHN", v. VIII, 1947, p. 82-99.
Autoria das fotos
Jaime Acioli