Caleça
Número de registro
5781
Descrição
Viatura de três corpos, corpo traseiro removível. Na dianteira e laterais, existem duas janelas envidraçadas. Portinhola com escudo das armas do Império. Maçaneta com coroa ao centro. Abaixo da portinhola, estribo de acesso. Na parte anterior do veículo, dois suportes para lanternas. Boleia elevada, quase à altura da capota, tendo base para apoio dos pés. Nas laterais da boleia, decoração fitomorfa. Na traseira, plataforma com decoração de animais nas laterais; abaixo, estribo. Internamente revestida de tecido com assentos estofados; cada janela tem, ao alto, uma cortina de enrolar. Rodas de madeira, camba e eixo de metal.
Lanterna - Caixa quadrangular com duas faces em vidro liso ornamentado pela coroa imperial, ao centro, e por uma guarnição em forma de guirlanda em metal; as outras duas faces são em metal, sendo uma delas articuladas com um fecho. Chaminé circular alta, terminada em pináculo. O toldo é fixo em uma vara ornada por motivos fitomorfos.
Denominação
Caleça
Forma de aquisição
Fonte de aquisição
Referência de aquisição
Catálogo Geral do Museu Histórico Nacional (1924)
Local de produção
Data de produção
[18--]
Termos de indexação
BRASÕES | DOM PEDRO II | FAMÍLIA IMPERIAL | MEIOS DE TRANSPORTE | SEGUNDO REINADO | TRANSPORTE TERRESTRE | TRANSPORTES
Altura (cm)
227,00
Largura (cm)
177,00
Comprimento (cm)
458,00
Observações
Caleça de serviço diário do Imperador D. Pedro II. Consta ter, em 15 de novembro de 1889, transportado pela última vez os membros da Família Imperial de São Cristóvão para o Paço da Cidade.
Outras dimensões: diâmetro da roda traseira - 123,0 cm; diâmetro da roda dianteira - 103,0 cm.