Crucifixo
Número de registro
3900
Descrição
cristo crucificado, morto. braços abertos; cabeça pendida à esquerda; cabelos e barba pintados de castanho; o corpo apresenta chagas em vários pontos; joelhos fletidos; pés sobrepostos; 19 rubis espalhados pelo corpo representando gotas de sangue; cendal drapeado, preso por cordão duplo dourado; cruz decorada por placas em madrepérola com motivos florais; marginada por filete em marfim; cartela em madeira com placa também de madrepérola com a inscrição i. n. r. i, sob os pés do cristo, a representação de uma santa (nossa senhora das dores?) base de forma triangular; marginada por filete em marfim; decorada com incrustações em madrepérola, com a representação de são josé, circundado por decoração floral; três pés cilíndricos a sustentam; tanto a cruz quanto a base são ornadas com cilindros em madeira; resplendor em metal prateado, na forma de um sol raiado, com núcleo decorado por pequenos pontos incisos e em relevo. ?= n de colecao.
Denominação
Crucifixo
Técnica
engaste | entalhe | marcenaria
Material
madeira | madrepérola | marfim | metal | pedra
Forma de aquisição
Fonte de aquisição
Referência de aquisição
Processo 12/1939
Local de produção
Data de produção
[17--]
Termos de indexação
Termos de indexação - revisar e transferir os termos para o "Termos de indexação"
02.3.3, lima, sousa, cristo morto
Altura (cm)
41,40
Largura (cm)
22,20
Referências expográficas
Exposição "A Arte do Marfim", Centro Cultural Banco do Brasil - RJ, outubro a dezembro de 1993
Referências bibliográficas
BARROSO, Gustavo Dodt. A arte cristã no Museu Histórico. In: "Anais do MHN", v. 4, 1943, p. 5-98 | BEZERRA, Rafael Zamorano. De mercadoria à museália: a Coleção Souza Lima de marfins católicos do Museu Histórico Nacional. In: "Anais do Museu Paulista", São Paulo, v. 32, p. 1-53, 2024. | Catálogo da exposição " Sedução do Oriente: a arte asiática na coleção do Museu Histórico Nacional - Rio de Janeiro: Museu Histórico Nacional, 2010 | Catálogo da exposição "A carreira das Índias e o gosto do Oriente". Rio de Janeiro : Museu Histórico Nacional, 1986 | FARIA, Patrícia Souza de. Do oriente ao Rio de Janeiro: a imaginária indo-portuguesa e a rota dos marfins. In: "Anais do Museu Histórico Nacional", Rio de Janeiro, v. 35, 2003. | FARIA, Patrícia Souza de. Representações do Iberismo na arte sacra. In: "Anais do Museu Histórico Nacional", Rio de Janeiro, v. 36, 2004. | ISHAQ, Vivien. Entre o medo da morte e a salvação: a imaginária indo-portuguesa e cíngalo-portuguesa no acervo do Museu Histórico Nacional. In: "Anais do MHN", Rio de Janeiro, v. 32, 2000. | MUSEU HISTÓRICO NACIONAL. "A arte cristã no Museu Histórico Nacional". Rio de Janeiro, MHN, 1977. Catálogo da Exposição Comemorativa do 55º Aniversário do MHN. | RAPOSO, Francisco Hipólito. "Portuguese expansion overseas and the art of ivory". Lisboa: Calouste Gulbenkian Foundation, 1991. | SANTOS, Lucila Morais. "A arte do marfim: do sagrado e da história na coleção Souza Lima do Museu Histórico Nacional". Rio de Janeiro: Centro Cultural Banco do Brasil, 1993. Catálogo de Exposição. | SANTOS, Lucila Morais. "A sagração do marfim". Rio de Janeiro: Museu Histórico Nacional. São Paulo: Pinacoteca, 2001. | SANTOS, Lucila Morais. Coleções no Museu Histórico Nacional: a coleção Souza Lima. In: "Anais do Museu Histórico Nacional", Rio de Janeiro, v. 27, 1995.