Crucifixo
Número de registro
5790
Descrição
crucifixo de madeira sobre base triangular, decorada em talha com motivos geométricos em baixo relevo. braços da cruz terminados por ponteiras em prata cinzelada e repuxada, decoradas com volutas e rocailles estilizados. no braço superior da cruz, tabela decorada com elementos fitomorfos estilizados tendo no centro a inscrição: inri. preso aos quatro braços da cruz, resplendor raiado em prata repuxada, alongando-se para o braço inferior. acima da cabeça do cristo, pequeno resplendor raiado em prata repuxada, decorado com elementos geométricos, tendo no centro pedra triangular incolor. cristo crucificado morto em marfim, com representação frontal, inflexão do eixo do corpo, pernas que se justapõem acompanham a sinuosidade da imagem. cabeça pendente para a esquerda, cabeleira em madeixa de estriados geométricos, pendentes para o mesmo lado. barba dividida. braços apostos abertos em posição simétrica. naturalismo anatômico nos braços e no tórax, tendo esquerda lançada na altura do peito. rótulas profundas chagas. pés e mãos bem modelados, presos cruz por cravos de prata com triangulares de pedras facetadas lilases. cendal reduzido, com pouco movimento tendo parte de pregas aposta e tarja de serrilhas, preso por cordão de duas voltas com torcidas laçados. data de entrada: 01/08/1940 coleção souza lima. n. ? de coleção: 178. avaliado em 2011 (em dólares seriam u$ 13. 000,00). exposição ambientação do séc. xix da ação educativa
Denominação
Crucifixo
Técnica
Forma de aquisição
Fonte de aquisição
Referência de aquisição
Processo 12/1939
Local de produção
Termos de indexação
Termos de indexação - revisar e transferir os termos para o "Termos de indexação"
02.3.3, lima, sousa
Altura (cm)
102,00
Largura (cm)
42,00
Peso (g)
3.960,00
Referências expográficas
Exposição "A Arte do Marfim", Americas Society/Nova York, março a maio de 1996 | Exposição "A Arte do Marfim", Centro Cultural Banco do Brasil - RJ, outubro a dezembro de 1993 | Exposição "A Arte do Marfim", Museu dos Transportes e Comunicações/Porto, 1998 | Exposição "Índia", Centro Cultural Banco do Brasil/RJ/SP/DF, 12 de outubro de 2011 a 29 de julho de 2012.
Referências bibliográficas
BARROSO, Gustavo Dodt. A arte cristã no Museu Histórico. In: "Anais do MHN", v. 4, 1943, p. 5-98 | BEZERRA, Rafael Zamorano. De mercadoria à museália: a Coleção Souza Lima de marfins católicos do Museu Histórico Nacional. In: "Anais do Museu Paulista", São Paulo, v. 32, p. 1-53, 2024. | Catálogo da exposição " Sedução do Oriente: a arte asiática na coleção do Museu Histórico Nacional - Rio de Janeiro: Museu Histórico Nacional, 2010 | Catálogo da exposição "A carreira das Índias e o gosto do Oriente". Rio de Janeiro : Museu Histórico Nacional, 1986 | FARIA, Patrícia Souza de. Do oriente ao Rio de Janeiro: a imaginária indo-portuguesa e a rota dos marfins. In: "Anais do Museu Histórico Nacional", Rio de Janeiro, v. 35, 2003. | FARIA, Patrícia Souza de. Representações do Iberismo na arte sacra. In: "Anais do Museu Histórico Nacional", Rio de Janeiro, v. 36, 2004. | ISHAQ, Vivien. Entre o medo da morte e a salvação: a imaginária indo-portuguesa e cíngalo-portuguesa no acervo do Museu Histórico Nacional. In: "Anais do MHN", Rio de Janeiro, v. 32, 2000. | MUSEU HISTÓRICO NACIONAL. "A arte cristã no Museu Histórico Nacional". Rio de Janeiro, MHN, 1977. Catálogo da Exposição Comemorativa do 55º Aniversário do MHN. | RAPOSO, Francisco Hipólito. "Portuguese expansion overseas and the art of ivory". Lisboa: Calouste Gulbenkian Foundation, 1991. | SANTOS, Lucila Morais. "A arte do marfim: do sagrado e da história na coleção Souza Lima do Museu Histórico Nacional". Rio de Janeiro: Centro Cultural Banco do Brasil, 1993. Catálogo de Exposição. | SANTOS, Lucila Morais. "A sagração do marfim". Rio de Janeiro: Museu Histórico Nacional. São Paulo: Pinacoteca, 2001. | SANTOS, Lucila Morais. Coleções no Museu Histórico Nacional: a coleção Souza Lima. In: "Anais do Museu Histórico Nacional", Rio de Janeiro, v. 27, 1995.