Crucifixo
Número de registro
3900
Descrição
cristo crucificado, morto. braços abertos; cabeça pendida à esquerda; cabelos e barba pintados de castanho; o corpo apresenta chagas em vários pontos; joelhos fletidos; pés sobrepostos; 19 rubis espalhados pelo corpo representando gotas de sangue; cendal drapeado, preso por cordão duplo dourado; cruz decorada por placas em madrepérola com motivos florais; marginada por filete em marfim; cartela em madeira com placa também de madrepérola com a inscrição i. n. r. i, sob os pés do cristo, a representação de uma santa (nossa senhora das dores?) base de forma triangular; marginada por filete em marfim; decorada com incrustações em madrepérola, com a representação de são josé, circundado por decoração floral; três pés cilíndricos a sustentam; tanto a cruz quanto a base são ornadas com cilindros em madeira; resplendor em metal prateado, na forma de um sol raiado, com núcleo decorado por pequenos pontos incisos e em relevo. ?= n de colecao.
Denominação
Crucifixo
Técnica
engaste | entalhe | marcenaria
Material
madeira | madrepérola | marfim | metal | pedra
Forma de aquisição
Fonte de aquisição
Referência de aquisição
Processo 12/1939
Local de produção
Data de produção
[17--]
Termos de indexação
Termos de indexação - revisar e transferir os termos para o "Termos de indexação"
02.3.3, lima, sousa, cristo morto
Altura (cm)
41,40
Largura (cm)
22,20
Revisado?
Não
Autorização de uso
Fonte revisada
Sim
Imagem em altíssima resolução?
Referências expográficas
Exposição "A Arte do Marfim", Centro Cultural Banco do Brasil - RJ, outubro a dezembro de 1993
Referências bibliográficas
BARROSO, Gustavo Dodt. A arte cristã no Museu Histórico. In: "Anais do MHN", v. 4, 1943, p. 5-98 | BEZERRA, Rafael Zamorano. De mercadoria à museália: a Coleção Souza Lima de marfins católicos do Museu Histórico Nacional. In: "Anais do Museu Paulista", São Paulo, v. 32, p. 1-53, 2024. | Catálogo da exposição " Sedução do Oriente: a arte asiática na coleção do Museu Histórico Nacional - Rio de Janeiro: Museu Histórico Nacional, 2010 | Catálogo da exposição "A carreira das Índias e o gosto do Oriente". Rio de Janeiro : Museu Histórico Nacional, 1986 | FARIA, Patrícia Souza de. Do oriente ao Rio de Janeiro: a imaginária indo-portuguesa e a rota dos marfins. In: "Anais do Museu Histórico Nacional", Rio de Janeiro, v. 35, 2003. | FARIA, Patrícia Souza de. Representações do Iberismo na arte sacra. In: "Anais do Museu Histórico Nacional", Rio de Janeiro, v. 36, 2004. | ISHAQ, Vivien. Entre o medo da morte e a salvação: a imaginária indo-portuguesa e cíngalo-portuguesa no acervo do Museu Histórico Nacional. In: "Anais do MHN", Rio de Janeiro, v. 32, 2000. | MUSEU HISTÓRICO NACIONAL. "A arte cristã no Museu Histórico Nacional". Rio de Janeiro, MHN, 1977. Catálogo da Exposição Comemorativa do 55º Aniversário do MHN. | RAPOSO, Francisco Hipólito. "Portuguese expansion overseas and the art of ivory". Lisboa: Calouste Gulbenkian Foundation, 1991. | SANTOS, Lucila Morais. "A arte do marfim: do sagrado e da história na coleção Souza Lima do Museu Histórico Nacional". Rio de Janeiro: Centro Cultural Banco do Brasil, 1993. Catálogo de Exposição. | SANTOS, Lucila Morais. "A sagração do marfim". Rio de Janeiro: Museu Histórico Nacional. São Paulo: Pinacoteca, 2001. | SANTOS, Lucila Morais. Coleções no Museu Histórico Nacional: a coleção Souza Lima. In: "Anais do Museu Histórico Nacional", Rio de Janeiro, v. 27, 1995.