Menino Jesus
Número de registro
396
Descrição
Imagem de marfim de Menino Jesus sentado, cabeça com cabelos em mechas apoiada sobre a mão direita. Cotovelo direito apoiado sobre cabaça. A mão esquerda segura o cordeiro. Túnica com tratamento em traços incisos que sugerem pele de animal, aberta na parte anterior e circundada por pontilhado em relevo. Cintura marcada por corda dupla. Pernas cruzadas e pés calçados por sandálias de tiras. Peanha em madeira escura entalhada, sugerindo blocos de pedras superpostas.
Denominação
Menino Jesus
Título
Bom Jesus da Lapa
Forma de aquisição
Fonte de aquisição
Referência de aquisição
Processo 12/1939
Local de produção
Data de produção
[16--]
Termos de indexação
ANIMAIS - CARNEIROS | ARTE ORIENTAL | ARTE SACRA | BOM PASTOR | BUDISMO | CATOLICISMO | COLEÇÃO SOUZA LIMA | COMÉRCIO MARÍTIMO | EXPANSÃO ULTRAMARINA | HINDUÍSMO | ÍNDIA | JESUS CRISTO | MENINO JESUS | RELIGIÃO CATÓLICA
Altura (cm)
23,00
Largura (cm)
13,50
Peso (g)
1.030,00
Observações
Rafael Bezerra (2022) chama atenção para a presença significativa de esculturas em marfim nas coleções de arte brasileiras, embora os elefantes não sejam uma espécie animal encontrada nas Américas. A explicação deve-se à chamada Carreira das Índias, rota comercial do Império Português entre Lisboa e Goa. O Brasil apresentava-se na rota como alternativa portuária na Bahia e no Rio de Janeiro para reparos nas embarcações, momento em que, apesar da proibição do comércio direto entre colônias e entrepostos portugueses, muitos produtos asiáticos acabaram sendo comercializados no Brasil.
A existência de esculturas católicas em marfim no Brasil, como as da Coleção Souza Lima do MHN, exemplifica a rede comercial e cultural entre Europa, África, Ásia e América. A manufatura dessas esculturas se deu em Goa, entre os séculos XVI e XVII, com o objetivo de catequizar as populações da Índia portuguesa, e guarda, assim, características híbridas do catolicismo com o hinduísmo e o budismo.
Referências expográficas
Exposição "A arte a serviço da fé - tesouros do Museu Histórico Nacional", Museu Histórico Nacional/RJ, de 09 de abril a 18 de agosto de 2013. | Exposição "A Arte do Marfim", Americas Society/Nova York, março a maio de 1996 | Exposição "A Arte do Marfim", Centro Cultural Banco do Brasil - RJ, outubro a dezembro de 1993 | Exposição "A Arte do Marfim", Museu dos Transportes e Comunicações/Porto, 1998 | Exposição "Museu Histórico Nacional: 90 anos de histórias, 1922-2012", Museu Histórico Nacional, de 02 de agosto a 14 de outubro de 2012 | Exposição "Sedução do Oriente", Museu Histórico Nacional, novembro de 2008.
Referências bibliográficas
BARROSO, Gustavo Dodt. A arte cristã no Museu Histórico. In: "Anais do MHN", v. 4, 1943, p. 5-98 | BEZERRA, Rafael Zamorano. Bom pastor, escultura em marfim. In: "Histórias do Brasil: 100 objetos do Museu Histórico Nacional (1922-2022)". Rio de Janeiro: MHN, 2022. p. 116-119. | BEZERRA, Rafael Zamorano. De mercadoria à museália: a Coleção Souza Lima de marfins católicos do Museu Histórico Nacional. In: "Anais do Museu Paulista", São Paulo, v. 32, p. 1-53, 2024. | Catálogo da exposição " Sedução do Oriente: a arte asiática na coleção do Museu Histórico Nacional - Rio de Janeiro: Museu Histórico Nacional, 2010 | Catálogo da exposição "A carreira das Índias e o gosto do Oriente". Rio de Janeiro : Museu Histórico Nacional, 1986 | FARIA, Patrícia Souza de. Do oriente ao Rio de Janeiro: a imaginária indo-portuguesa e a rota dos marfins. In: "Anais do Museu Histórico Nacional", Rio de Janeiro, v. 35, 2003. | FARIA, Patrícia Souza de. Representações do Iberismo na arte sacra. In: "Anais do Museu Histórico Nacional", Rio de Janeiro, v. 36, 2004. | ISHAQ, Vivien. Entre o medo da morte e a salvação: a imaginária indo-portuguesa e cíngalo-portuguesa no acervo do Museu Histórico Nacional. In: "Anais do MHN", Rio de Janeiro, v. 32, 2000. | LAPA, José Roberto do Amaral. "A Bahia e a Carreira das Índias". São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1968. | MUSEU HISTÓRICO NACIONAL. "A arte cristã no Museu Histórico Nacional". Rio de Janeiro, MHN, 1977. Catálogo da Exposição Comemorativa do 55º Aniversário do MHN. | RAPOSO, Francisco Hipólito. "Portuguese expansion overseas and the art of ivory". Lisboa: Calouste Gulbenkian Foundation, 1991. | SANTOS, Lucila Morais. "A arte do marfim: do sagrado e da história na coleção Souza Lima do Museu Histórico Nacional". Rio de Janeiro: Centro Cultural Banco do Brasil, 1993. Catálogo de Exposição. | SANTOS, Lucila Morais. "A sagração do marfim". Rio de Janeiro: Museu Histórico Nacional. São Paulo: Pinacoteca, 2001. | SANTOS, Lucila Morais. Coleções no Museu Histórico Nacional: a coleção Souza Lima. In: "Anais do Museu Histórico Nacional", Rio de Janeiro, v. 27, 1995. | SILVA, Jorge Lúzio Matos. "Sagrado marfim: o Império português na Índia e as relações intracoloniais Goa e Bahia, século XVIII...". 2011. Dissertação de Mestrado em História, PUC-SP, São Paulo, 2011.
Autoria das fotos
Jaime Acioli